Os 5 porquês
3 de março de 2010 at 06:39 Deixe um comentário
Aposto que você não sabe que existem 5 maneiras de escrever o porque. Bom, como sempre o QUASE vai tirar essa dúvida da sua cabeça. E pode ficar tranquilo, quando você estiver assistindo aula de redação publicitária não vai mais errar, pode ter certeza.
Embora você tenha aprendido a vida inteira que são apenas 4, nós do QUASE vamos tirar a…
dúvida.
porquê – esse aí é substantivo (seja lá o q isso for). A dica é sempre que for possível trocar por “motivo” é esse aí que tem que usar. Ex: Não entendi o porquê tirei zero na avaliação de redação publicitária. (Provavelmente escrevi tudo errado)
por quê – Esse é mole de gravar. Sempre que estiver no final da frase. Ex: Tá rindo da gravação do meu spot por quê? (Por causa da voz de taquara rachada)
por que – Quando puder substituir pelos seguintes termos “pelo qual”, “pela qual”, “por qual razão”. Ex: Por que o professor não avisou que iria faltar. Acordei cedo à toa. (É, isso acontece de vez em quando)
porque – É uma conjunção subordinativa causal ou conjunção subordinativa final ou conjunção
coordenativa explicativa (hã?! entendi nada). Os professores gostam de explicar complicando. A maneira simples de entender é, quando puder ser trocado por “já que”, “pois” e “a fim de que”. Ex: Não fiz o trabalho o resumo do livro porque não consegui abrí-lo na biblioteca virtual. (Hum, conheço essa desculpa rsrsrsr)
pq – esse é o mais comum é o mais fácil de utilizar. A regra é muito simples de entender, sempre que você não lembrar de nada que foi explicado pelo professor(a), nem do que foi explicado aqui no blog, ou quando estiver com preguiça de escrever, basta usá-lo.
Ex1: Pq vocês não indicam o blog para os outros alunos.
Ex2: Caraca, pq só eu no grupo que faço os trabalhos.
Ex3: Ô fessora, tu vai passá prova pq? Da um trabalinho.
Ex4: Ué, pq você não ficou com a mina do 4º período. Pq eu não quis.
Bom como você conferiu, não é tão difícil entender o uso dos porques (xiiii, qual será que é o certo). Pode conferir também que a quinta opção é a mais flexível e democrática, pode ser utilizada em todas as situação.
NOTA AOS ALUNOS DE PUBLICIDADE: pelo amor de Deus, a última explicação (USO DO PQ) é uma brincadeira hein. Sei lá né, vai que você esquece PQ tá cheio de trabalho pra fazer…
Fonte (dos exemplos certos): algosobre.com.br
Entry filed under: Redação Publicitária. Tags: anúncio, comercial, comunicação, Criação, Inovação e Criatividade, passar o tempo, propaganda, publicidade, redação.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed