Leo Burnett é a agência que paga melhor

15 de março de 2012 at 11:53 Deixe um comentário

Sindicato dos Publicitários do Estado de São Paulo divulga ranking de cargos e salários

A Leo Burnett Tailor Made é a agência que paga o maior salário médio no Estado de São Paulo, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, 13, pelo Sindicato dos Publicitários. Entre as agências com mais de 30 funcionários, ela lidera o ranking que considera o salário médio pago a todos os cargos. Na Leo Burnett Tailor Made, este valor médio é de R$ 11.324,00.

Na sequência, aparecem a Cheil (R$ 10.048)G2 (R$ 9.241), Talent (R$ 8.957) e AlmapBBDO (R$ 8.767). A lista inclui dezenas de agências, sendo que a menor média salarial é de R$ 1.190,00, praticada na PPM e na Prime Mídia.

Também foram divulgados os salários médios por áreas, considerando todas as agências incluídas no levantamento. Desta forma, pode-se constatar que a área de criação é a que paga melhor: média de R$ 8.245,00. Na sequência, surgem a área de administração central – ligada ao alto comando da agência (R$ 6.446), o setor de atendimento/planejamento (R$ 6.386) e a área de mídia (R$ 5.734).

Segundo a pesquisa, há grande discrepância entre salários pagos pela mesma função entre as agências. Para o cargo de redator, por exemplo, o salário varia de R$ 1.539,00 a R$ 67,6 mil, com média de R$ 11,6 mil (considerando agências com mais de 30 funcionários) Entre diretores de arte, a diferença vai de R$ 2.549,00 a R$ 79,6 mil, com média de R$ 11,8 mil, pouco superior á de redator. Já os diretores de criação estão entre as faixas de R$ 8 mil e R$ 85,2 mil, com média de R$ 25,4 mil.

A realidade de grandes variações salariais entre agências vale também para outros segmentos. Em atendimento e planejamento, por exemplo, um gerente de planejamento ganha entre R$ 6,2 mil e R$ 36,6 mil no mercado. Na mídia, um coordenador de mídia leva entre R$ 1,8 mil e R$ 51,9 mil. E no comercial, um supervisor de contas ganha entre R$ 3,2 mil e R$ 22,6 mil (todos considerando-se as agências com mais de 30 funcionários).

Além da comparação com os concorrentes, as variações atingem também as próprias estruturas internas das agências. Embora não revele todos os salários de cada uma, o presidente do Sindicato, Benedito Antonio Marcello, estima que 20% dos funcionários ganhem 80% do total da folha salarial, na média do mercado.

O Sindicato dos Publicitários do Estado de São Paulo levou em consideração os salários de profissionais que trabalham com carteira assinada, informados pelas agências em 2011, e reajustou os valores em 10%, índice de reajuste que pleiteia para abril de 2012. Os valores não incluem bonificações e pagamentos extras, como vales transporte e refeição. Profissionais que atuam como pessoa jurídica não foram considerados. Segundo o Sindicato, algumas agências não informaram os salários que pagam, prática que iria contra a legislação trabalhista.

O Sindicato revelou ainda o quadro de pessoal das agências. A Y&R tem 395 funcionários com carteira, seguida por Ogilvy (297), DM9DDB (293), JWT (261) e AlmapBBDO (248).

Sindicato quer Padronização
Com a revelação dos dados, os objetivos do Sindicato são basicamente três, como afirma Dalton Silvano do Amaral, diretor financeiro da entidade, que também é vereador da cidade de São Paulo pelo PV. O primeiro é a padronização de nomes de cargos. “Queremos uma nova codificação de funções e cargos, porque a última é dos anos 80. De lá para cá, as agências acabaram não cumprindo o código, porque ele ficou defasado. Queremos chegar a um acordo para o nome dos cargos, para que eles sejam aplicados a funções idênticas, evitando distorções”, afirma.

Outro objetivo é estabelecer um piso salarial por cada cargo. “Isso evitará o arroxo salarial ocasionado pela saída de um profissional e a chegada de outro para ganhar menos na mesma função”, analisa. A terceira meta é um plano de carreira, em que se saberá, por exemplo, quanto tempo alguém pode levar para sair do piso e galgar as graduações seguintes.

A expectativa do Sindicato é acabar com distorções de cargos e salários (seja na mesma agência, seja na comparação com os concorrentes) e atualizar os parâmetros em relação à nova realidade do mercado, com diversas funções antes inexistentes, especialmente em segmentos técnicos e de informática. “Hoje, a agência paga o que quer e dá o nome de cargo que quer. Há muitos casos de trainees para diversas funções. E há casos de redatores divididos em graduações e recebendo salários bem diferentes, mas com a mesma função”, diz Silvano.

A última divulgação de dados deste gênero ocorreu no começo dos anos 90. A atual estrutura de cargos foi determinada nos anos 80 por um acordo coletivo com o Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro). Na ocasião, o mercado tinha 57 funções, incluindo algumas que perderam espaço, como ilustrador e revisor. Agora, a conta já estaria batendo em 260 funções.

A divulgação do projeto de cargos e salários do Sindicato foi acompanhada por Roberto Pereira Tourinho Dantas, vice-presidente da Sinapro-SP. Ele irá analisar os dados, mas já ressaltou que existem questões a serem analisadas dentro do projeto, como as dificuldades para padronização dos cargos no mercado, a falta de discriminação entre agências de diferentes especialidades, como digital, promoção e publicidade full service.

fonte: meio e mensagem

Entry filed under: Variados. Tags: , , , , .

Justiça proíbe propaganda do HSBC TOP 5 ANÚNCIOS DE VIAGRA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Top of Mind

Nosso contato

quasepublicitarios@gmail.com

Envie suas dicas
Compartilhe seus trabalhos
Sugira algum conteúdo
Tire suas dúvidas
Solicite uma parceria

Quase recomenda blogs

Curta o Quase no Facebook

Frase da vez

"O melhor jeito de ser mais atento e menos ingênuo, é ler demais e assistir de menos."

Satre Júnior

Verbetes da vez

COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão final sobre a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)

COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado para definir o texto de uma peça publicitária.

COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.

Slogans da vez

Brahama - A número 1! / Refresca até pensamento!

Unimed - O melhor plano de saúde é viver. O segundo é UNIMED.

Quick - Faz do leite uma alegria.

Anúncio da vez

Shopping Piracicaba

All Type da vez

Clique para aumentar

Material Esportivo

Garoto propaganda da vez

Tony the tiger

A marca da vez

Clique com a roda do mouse

Hugo Boss

QUASE no facebook

Adicione o QUASE no orkut

QUASE no Twitter

Siga o QUASE no twitter

Quase no YouTube

Acompanhe o canal do QUASE no youtube

Posts anteriores

Pérolas da vez

Aluno diz: - profª, podemos fazer um intervalinho; Profª responde: - é, é o filme uma linda mulher. Pode alugar que é bom.
***
Profª diz: Estão vendo este slide? Então, isso é o coração; isso é o bonequinho da oi (apontando para o bonequinho da vivo).
***
Profª diz: Os publicitários devem ser como detetives. Igual aquele detetive "Xerox Holmes" --> Juro que ela falou isso!
***
Prof diz: Semana q vem traz um vídeo do Super Bowl, um vídeo em Jpeg. VÍDEO EM JPEG??? Ai Pai altíssimo. Qta ignorância.
***
Prof. diz: Vamos fazer uma votação pra escolher o melhor jingle. Qual vocês preferem?
Turma responde: Quais os jingles que tem?
Prof. diz: - Só um.
Turma responde: Ué, então vai fazer votação pra que?
***
Prof informa: "Pessoal, não dá pra imprimir branco"
Aluno 1: "Ué, mas e se eu quiser..."
Aluno 2: "E se eu levar na gráfica..."
Aluno 3: "Ué, mas tem um cartaz aí na parede com letras brancas."
Aluno 4: "Mas e se..."
Prof interrompe: "Gente, o branco é o do papel"
Aluno 1: "Mas e se o papel for verde, tem como?"
Aluno 2: "O prof. a parede é branca."
Prof interrompe (meio puto já): "A parede não passou na impressora né?"
***
Prof pergunta: "Quais os 4 P's do marketing"
Aluno responde: "Compras, Comércio, Causas, Cidade"
***
Prof pergunta: "Digam um local no Rio de Janeiro em que morem pessoas da classe A".
Aluno responde: "Brasília"
***
Aguardando o próximo King Kong

Já passaram por aqui:

  • 1,761,046 QuasePublicitário(a)s

Vagas pelo Twitter

@CiadeTalentos - Oferece vagas para jovens profissionais, principalmente para trainees.

@michaelpagebr - Oportunidades para executivos de média e alta gerência.

@asapexec - Recruta profissionais de diferentes funções e mercados.

@vagas - Oferece vagas e dicas sobre cursos.

@DMRH - Trabalha posições com alto grau de complexidade. Portanto, é para profissionais mais experientes.

@job4dev - Oportunidades no mercado de TI.

@vagasnaweb - Oferece estágios e empregos para os profissionais de web.

@EmpregoBrasil - Vagas para profissionais de todos os níveis.

@elancers_net - Site de recrutamento, divulga empregos e publica notícias.

@PCIconcursos - Divulga empregos, estágios e o calendário de concursos públicos.

@curriculumvagas - Anuncia empregos para os mais variados níveis e funções em todo o Brasil.

@link_zero - Oferece vagas para jornalistas.

@frilas - Vagas para projetos específicos e temporários nas áreas de comunicação, publicidade e tecnologia.

@publicijobs - Informações sobre freelances e empregos que possam interessar aos mais variados tipos de profissionais da área da Comunicação.

Twitters das agências

Agência Fischer+Fala!
@FischerFala

Agência Talent
@TalentProp

Agência Loducca
@AgenciaLoducca

Agência DPZ
@dpzpropaganda

Agência Young & Rubicam
@YoungBrasil

Agência Ogilvy
@OgilvyPRBrasil

Agência Almap BBDO
@AlmapBBDO

Agência Lew,Lara TBWA
@LewLaraTBWA

Agência JWT
@JWT_Brasil

Agência Bullet
@blogdabullet

Agência F/Nazca
@fnazca

Agência DM9DDB
@DM9DDB

Agência Click
@agenciaclick

Agência África
@agenciaafrica

Quase é notícia

Quem curte o QUASE…


%d blogueiros gostam disto: