Será que o Marketing Tradicional morreu?

5 de abril de 2011 at 14:30 Deixe um comentário

Muitos profissionais de marketing digital defendem veementemente que os diversos aspectos do Inbound Marketing e em especial as questões relacionadas as redes sociais é melhor do que a tradicional. Alguns fàns mais ardorosos, dizem ainda que o marketing tradicional é para quem tem bolsos grandes e o Inbound para quem tem um cérebro desenvolvido.

Nos meus 15 anos de experiência, trabalhei com ações envolvendo os dois mundos, desde o e-mail marketing multimídia em 2002 e participação em grandes eventos, até páginas personalizadas do Facebook nos dias de hoje. E você sabe qual eu acho melhor? Bem, é fato que mais de 80% das pessoas com acesso a web, procura todo tipo de informação online antes de decidir sua compra. Isso é uma verdade até nas empresas B2B, onde gestores buscam manterem-se informados para tomar suas decisões. Mas afinal, você sabe as diferenças e quando deve usar os dois?

A escassez de tempo, custos de locomoção, etc fazem da web uma poderosa e conveniente fonte de informação. A facilidade com que clientes criam filtros também gera desafios a publicidade convencional. O fato é que fica cada vez mais difícil comprar a atenção do cliente, pois atualmente é preciso conquistá-la. A tabela acima apresenta algumas diferenças básicas dos 2 métodos. Seguem algumas dicas, para ajudá-lo a decidir quando utilizar cada um.

1. Defina sua estratégia e público alvo (buyer personas) e lembre-se, ambos os métodos são ferramentas de comunicação para executar seus planos, ou seja, atingir seu cliente e posicionar sua marca.

2. Reavalie os resultados com propaganda tradiconal (até online), eventos e veja o que realmente funciona. Migre o orçamento do que não funcionou para sua estratégia de Marketing de Atração.

3. Em um país dominado pela TV, a propaganda ainda tem sua eficiência, no entanto, este cenário está mudando em função da web. Agora, o consumidor tem o poder e ummegafone vitual em suas mãos.

4. Criar conteúdo é chave, mas antes entenda o que tira o sono de seus clientes e em detalhes o ciclo de vendas de seu negócio. Com essa informação nas mãos, gere conteúdo para cada etapa.

5. Personalize suas páginas nas redes sociais, com a mesma identidade visual usada para as ações offline. E lembre-se, é essencial integrar as duas.

6. Utilize eventos para construir relacionamentos “reais” com seus clientes e aumentar a experiência que eles tem com seus produtos. As informações sobre estes serão buscadas online. Seu estande deve complementar as experiências e informações fornecidas online.

7. Se você ainda não tem uma estratégia de marketing de atração, comece a criar uma. Desta forma, se algum cliente irritado falar mal de sua marca, você poderá resolver o problema antes que se torne viral.

8. Se seu orçamento é mais limitado, invista na web e no Marketing de Atração. Com o custo de um estande, você poderá fazer projetos que colocarão sua marca em destaque na web o ano todo.

Finalmente, respondendo a dúvida. O melhor é criar uma estratégia que utilize os dois conceitos complementares, desta forma tomando vantagem dos pontos fortes de cada um. Apesar disso, fique atento, pois o cliente está cada vez interessado no mundo online e menos naquela propaganda linda no meio da revista. Ganhar e não comprar a atenção do cliente, é um desafio.

fonte: mundodomarketing.com.br

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