10 dicas para escrever um texto

4 de janeiro de 2011 at 22:03 2 comentários

Escrever um texto não é tarefa fácil mas também não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Também não é verdade que algumas pessoas não conseguem e jamais conseguirão escrever bem. Claro que alguns têm talento e outros não, mas há técnicas e dicas que se bem aproveitadas não irão decepcionar. Você não vai virar nenhum Stanislaw Ponte Preta da noite para o dia, mas pode melhorar muito sua forma de escrever.

Infelizmente todo mundo (mesmo quem não escreve bem) sabe quando o texto que está lendo é uma porcaria, então vale a pena caprichar para que os outros tenham prazer em ler o que você escreveu.

Eu não tenho a solução mágica, mas algumas dicas que podem ajudar:

1 – Comece a ler

Se a gente aprende por experiência própria também pode aprender com a experiência alheia. Comece com um livro de poucas páginas e sobre algum assunto interessante. Procure entre os autores recomendados, não arrisque nos desconhecidos. Alguns deles, apesar de terem escrito um livro, podem escrever pior que você e o que se pretende é melhorar e não adquirir vícios que você não tinha antes. Machado de Assis, Jorge Amado, estão entre os nomes que eu recomendaria. Leia um capítulo por dia (ou por semana, dependendo do seu tempo disponível) e preste atenção ao uso das palavras, à forma que descrevem o ambiente e os personagens, como constroem as frases, etc.

2 – Faça um resumo

Antes de começar a escrever faça um resumo, tome notas, enumere os assuntos que deseja abordar. Se for uma redação, enumere prós e contras, trace um “esqueleto” do que será o seu texto. Dessa forma você já terá uma ideia de como abordar o assunto principal.

3 – Ordene o texto

Como bem já dizia minha professora no primário: texto tem que ter começo, meio e fim. Se ficar indo e voltando vai deixar seu leitor zonzo e sem entender nada. Faça uma introdução (explicando o assunto central), desenvolva usando os tópicos do seu resumo e depois finalize, com uma conclusão.

Muitos textos bons acabam se perdendo porque não têm um final, acabam assim meio que no vazio, deixando a impressão de que o autor parou no meio para atender o telefone e depois esqueceu de terminar.

4 – Não use palavras que não conhece

Não caia na tentação de usar uma palavra só porque “rima”, soa bem ou você ouviu e achou bonita. Não é assim que seu texto causará boa impressão. Melhor ficar no feijão-com-arroz bem organizado que desembocar em terreno desconhecido e falar besteira.

Também não use palavras se não sabe a ortografia correta. Não arrisque e em caso de dúvida consulte antes um dicionário.

5 – Capriche na gramática

Não adianta escrever um texto bacana e bem organizado se estiver cheio de erros de gramática e ortografia. A maioria dos leitores cultos já abandona a leitura no primeiro parágrafo porque é muito chato encontrar um erro a cada parágrafo.

Escritores que cometem muitos erros perdem credibilidade. Pensamos: “se não sabe nem escrever, será que – pelo menos – sabe do que está falando?”

Se você não sabe, procure no dicionário, não assassine o português.

6 – Evite o uso de gíria e linguagem coloquial

Nem sempre o que falamos é o que escrevemos. Quando conversamos costumamos abreviar certas palavras, usar “cadê” no lugar de “onde está”. Na hora de escrever devemos caprichar um pouco mais, porque muitas pessoas lerão o texto e nem todas têm o mesmo nível cultural. Podemos escolher com quem falamos mas nunca sabemos ao certo quem irá ler o que escrevemos.

Se você conversa só com as pessoas do seu grupo, pode usar a linguagem que todos usam, mas na hora de escrever lembre-se que não serão apenas essas pessoas que lerão, então o que fica bacana dentro de um grupo pode até nem ser entendido fora dele.

7 – Evite frases muito longas

Quanto mais longa a sua frase, maior será a chance de você se perder e esquecer de fechar aspas, completar um pensamento lógico, continuar depois da vírgula de onde parou. E também maior será a chance de seu leitor ficar confuso, não entender absolutamente nada e parar por aí.

Tente usar frases diretas e curtas, seja o mais claro possível e evite frases com 3 linhas ou mais porque além de confundir o leitor, seu texto torna-se cansativo.

8 – Seja coerente

Procure dar o mesmo tom ao seu texto do início ao fim. Se começou criticando um filme, não vá elogiar no final. Se começou dizendo que a peça foi uma maravilha não vá contar depois que não via a hora de acabar.

Claro que esses são exemplos extremos, mas mais de uma vez li um texto e ao final não saberia dizer se era contra ou a favor.

9 – Saia de cima do muro

Se for expressar algo contra, muna-se de argumentos lógicos. O mesmo se for a favor. Caso não seja contra nem a favor, muito antes pelo contrário, apresente argumentação contra e a favor e deixe que o leitor se decida.

Qualquer que seja o seu estilo (tomando partido ou sendo neutro) deixe isso claro já no início para não desapontar o leitor, que pode achar que lerá elogios rasgados ao seu cantor preferido e depois fica insatisfeito quando encontra um texto isento e distanciado de posicionamentos.

10 – Pouco é muito

Ao menos no início tenha em mente que quanto menos escrever, menos erros irá cometer. É bem melhor escrever um texto curto de 30 linhas que tenha coesão, seja claro e fácil de entender, do que escrever um montão de bobagens em 3 páginas e meia. Não vá com muita sede ao pote, vá acostumando-se e aventurando-se aos poucos.

E lembre-se: escrever – assim como dirigir, fazer tricô, nadar, jogar baralho, etc. – a gente aprende fazendo. A prática fará com que escreva cada vez melhor, portanto não desista na primeira tentativa frustrada. Escreva um pouco a cada dia, esteja sempre atento a novos assuntos e novas abordagens, procure combustível para seus textos em conversas, livros, televisão e tente aprender mais, sobretudo com seus erros.

Tenho certeza de que ainda lerei textos seus e pensarei: “Nossa, como essa pessoa escreve bem!”

fonte: aprendafacil.wordpress.com

Poderá gostar também de:

As marcas mais importantes para mulheres

A mágica da propaganda: 50 anos em 3 minutos

Ideia. Idéia. Idea

Anúncios

Entry filed under: Redação Publicitária, Variados. Tags: , , , , .

Excelentes anúncios para Havaianas Excelentes anúncios pelo mundo

2 Comentários Add your own

  • 1. diana  |  22 de junho de 2013 às 10:52

    ACIDENTE NA BR DE BARRAS Á PORTO AGORA AS 7 HORAS DA MANHÃ DE HOJE 22 DE JUNHO.E o corpo da vitima ainda se encontra no local a espera do (IML) de TERESINA. E o corpo está lá no meio do sol.

    Responder
  • 2. felipe  |  1 de março de 2012 às 16:49

    gostei muito desse ste

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Top of Mind

Nosso contato

quasepublicitarios@gmail.com

Envie suas dicas
Compartilhe seus trabalhos
Sugira algum conteúdo
Tire suas dúvidas
Solicite uma parceria

Quase recomenda blogs

Frase da vez

"O melhor jeito de ser mais atento e menos ingênuo, é ler demais e assistir de menos."

Satre Júnior

Verbetes da vez

COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão final sobre a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)

COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado para definir o texto de uma peça publicitária.

COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.

Slogans da vez

Brahama - A número 1! / Refresca até pensamento!

Unimed - O melhor plano de saúde é viver. O segundo é UNIMED.

Quick - Faz do leite uma alegria.

Anúncio da vez

Shopping Piracicaba

All Type da vez

Clique para aumentar

Material Esportivo

Garoto propaganda da vez

Tony the tiger

A marca da vez

Clique com a roda do mouse

Hugo Boss

QUASE no facebook

Adicione o QUASE no orkut

QUASE no Twitter

Siga o QUASE no twitter

Quase no YouTube

Acompanhe o canal do QUASE no youtube

Posts anteriores

Pérolas da vez

Aluno diz: - profª, podemos fazer um intervalinho; Profª responde: - é, é o filme uma linda mulher. Pode alugar que é bom.
***
Profª diz: Estão vendo este slide? Então, isso é o coração; isso é o bonequinho da oi (apontando para o bonequinho da vivo).
***
Profª diz: Os publicitários devem ser como detetives. Igual aquele detetive "Xerox Holmes" --> Juro que ela falou isso!
***
Prof diz: Semana q vem traz um vídeo do Super Bowl, um vídeo em Jpeg. VÍDEO EM JPEG??? Ai Pai altíssimo. Qta ignorância.
***
Prof. diz: Vamos fazer uma votação pra escolher o melhor jingle. Qual vocês preferem?
Turma responde: Quais os jingles que tem?
Prof. diz: - Só um.
Turma responde: Ué, então vai fazer votação pra que?
***
Prof informa: "Pessoal, não dá pra imprimir branco"
Aluno 1: "Ué, mas e se eu quiser..."
Aluno 2: "E se eu levar na gráfica..."
Aluno 3: "Ué, mas tem um cartaz aí na parede com letras brancas."
Aluno 4: "Mas e se..."
Prof interrompe: "Gente, o branco é o do papel"
Aluno 1: "Mas e se o papel for verde, tem como?"
Aluno 2: "O prof. a parede é branca."
Prof interrompe (meio puto já): "A parede não passou na impressora né?"
***
Prof pergunta: "Quais os 4 P's do marketing"
Aluno responde: "Compras, Comércio, Causas, Cidade"
***
Prof pergunta: "Digam um local no Rio de Janeiro em que morem pessoas da classe A".
Aluno responde: "Brasília"
***
Aguardando o próximo King Kong

Já passaram por aqui:

  • 1,873,366 QuasePublicitário(a)s

Vagas pelo Twitter

@CiadeTalentos - Oferece vagas para jovens profissionais, principalmente para trainees.

@michaelpagebr - Oportunidades para executivos de média e alta gerência.

@asapexec - Recruta profissionais de diferentes funções e mercados.

@vagas - Oferece vagas e dicas sobre cursos.

@DMRH - Trabalha posições com alto grau de complexidade. Portanto, é para profissionais mais experientes.

@job4dev - Oportunidades no mercado de TI.

@vagasnaweb - Oferece estágios e empregos para os profissionais de web.

@EmpregoBrasil - Vagas para profissionais de todos os níveis.

@elancers_net - Site de recrutamento, divulga empregos e publica notícias.

@PCIconcursos - Divulga empregos, estágios e o calendário de concursos públicos.

@curriculumvagas - Anuncia empregos para os mais variados níveis e funções em todo o Brasil.

@link_zero - Oferece vagas para jornalistas.

@frilas - Vagas para projetos específicos e temporários nas áreas de comunicação, publicidade e tecnologia.

@publicijobs - Informações sobre freelances e empregos que possam interessar aos mais variados tipos de profissionais da área da Comunicação.

Twitters das agências

Agência Fischer+Fala!
@FischerFala

Agência Talent
@TalentProp

Agência Loducca
@AgenciaLoducca

Agência DPZ
@dpzpropaganda

Agência Young & Rubicam
@YoungBrasil

Agência Ogilvy
@OgilvyPRBrasil

Agência Almap BBDO
@AlmapBBDO

Agência Lew,Lara TBWA
@LewLaraTBWA

Agência JWT
@JWT_Brasil

Agência Bullet
@blogdabullet

Agência F/Nazca
@fnazca

Agência DM9DDB
@DM9DDB

Agência Click
@agenciaclick

Agência África
@agenciaafrica

Quase é notícia

Quem curte o QUASE…


%d blogueiros gostam disto: