Os 3 ingredientes básicos da PUBLICIDADE

28 de maio de 2010 at 17:45 Deixe um comentário

Na verdade só é preciso um deles para se tornar uma grande campanha, muitas vezes o produto nem é tão bom assim, o uso ainda não é convencional, mas se na campanha a comunicação incluir um dos 3 ingredientes chaves abaixo as chances de dar certo são altíssimas.

1 – Criançinhas bonitinhas e/ou Bebês.

Sim, tática antiga, mas continua funcionando horrores!!!
Coloque um Bebê falando, mesmo que não seja compreensível e a reação do público é imediata, todo mundo comenta, por pior que seja vai ter repercussão ou chamar a atenção do público. Nenezinhos peladinhos engatinhando, criancinhas brincando e se sujando, menininhos e menininhas super-inteligentes e expressivas se comunicando de uma forma que você não esperava, sósias de astros da TV, sim tudo isso é usado e re-usado de tempos em tempos, mas toda vez que re-aparece prende nossas atenções.

2 – Bichinhos de estimação e animais.

Lógico que não ia faltar um cachorro ensinado trazendo algo pro dono e sua namorada exclamando – “Ai que bonitinho parece a cachorra da minha Vó.”, manjadíssima e certeira, vai direto no coração da galera, mexe com alto-estima e com o carinho que temos por animais. Até mesmo em situações engraçadas são usados como na propaganda do Yodel onde o cachorro uivava e as criancinhas vinham correndo tomar o Yodel só porque o uivo do cachorro era parecido com a pronuncia da palavra. Sim meu caro leitor, animais funcionam bem, muito bem!

3 – Mulheres peladas.

Esse com certeza chama a atenção, ou pra bom ou pra ruim, mas tem sempre alguém comentando. Impressionante como meu Pai sempre reclamou da indecência da TV brasileira nos dias atuais mas nunca falou mal da Antartica colocar aquelas mulheres esculturais andando na praia quase que sem roupa. Na verdade até chamava a atenção dele mais do que alguns programas na televisão. Funciona bem com tudo que mexe com o público adulto e, claro, principalmente o público masculino.

Agora, cá entre nós, sucesso mesmo fazem as campanhas que juntam dois destes ingredientes e até todos eles juntos de alguma forma.

Lembra do sucesso dos bichinhos da Parmalat! Nooossaaa! E parece que a galera não cansava de ver o mesmo comercial das criancinhas vestidas com fantasias de bichinhos. Simplesmente Perfeito! (minha tia enfeitava meu primo – então com 2 anos – para tirar fotos vestido de bichinho parmalat. Hoje ele sente vergonha. kkkk)

Ainda acredito que existem maneiras mais inteligentes de se chegar lá, dentro da mente do consumidor, e entregar uma mensagem limpa e direta, que vai de encontro ao que o consumidor alvo necessita, a demanda atentida plenamente e comunicada de forma clara, sem desvios ou mesmo de uma forma que faça com que o consumidor passe a pensar e entender a mensagem como algo natural e inteligente. Chega de piadinhas, mulheres peladas, animais, criancinhas e bebezinhos.

É preciso de gente com tutano suficiente para criar algo mais inteligente do que estamos presenciando ultimamente.

Mas estariam os consumidores de hoje realmente aptos a tais mudanças na comunicação de massa? Bem, talvez não, e se se essa for a resposta então seremos obrigados a usar o que funciona, os conhecidos 3 ingredientes de sucesso arcaico porém de inegáveis resultados.

fonte: marceldiariamente.blogspot.com

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