5 dicas para criar Logotipos

26 de maio de 2010 at 14:21 2 comentários

Para você que quer criar um novo logotipo para sua empresa, ou alterar aquele letreiro escrito em Comic Sans, mas não entende lhufas de design gráfico, aqui vão algumas dicas antes de sair contratando qualquer um. Na verdade, quem deve preparar o seu logotipo é algum profissional da área de design gráfico. Porém é bom que você tenha essas noções, pois afinal é você quem está pagando e é você quem irá carregá-lo por todos os lugares.

1. Um logotipo não deve necessariamente dizer o que a empresa faz

Você não precisa colocar o seu produto no seu logo. A Apple não vende maçãs mordidas.

Logotipo de clínica odontológica não precisa mostrar dente, restaurante não precisa mostrar comida, consultório dermatológico não precisa mostrar unha encravada. Além de não ser essencial, pode deixar seu logotipo brega:

A Sony não mostra uma TV, a FIAT não mostra um carro, a Adidas não mostra um tênis, o Mc Donald’s não mostra um sanduíche.

2. Simples é melhor

Não exagere nas ideias, formas e cores. O seu cliente será incapaz de decorar seu logotipo se ele for uma imagem ultra colorida e cheio de passarinhos e arcoíris. Além disso, quanto mais simples, mais fácil de adaptá-lo sob as demais circunstâncias: panfletos, banners, cartazes, camisetas, eventos etc.

3. Estilo apropriado

Não é porque Web 2.0 está na moda que você vai querer que seu escritório de advocacia tenha um logotipo com letras grandes, redondas e coloridas. Cuidado com modinhas.

4. Rabisque

Muitas ideias só conseguem fluir quando colocadas no papel. Você não precisa entregar ao designer gráfico um draft perfeito com todos as cores e formas que você quer, mas pelo menos alguns rabiscos grotescos ou algumas palavras-chave. Lembre-se que o designer gráfico geralmente só sabe desenhar, não tem a visão de mercado que você tem do seu próprio produto.

5. Converse sempre com o designer

Esta dica serve para qualquer projeto de desenho gráfico. As empresas tem o costume de jogar a bomba nas mãos do designer e só depois de meses voltar para ver o resultado. Geralmente não dá certo, o resultado acaba sendo nada a ver com o que você esperava. Procure sempre acompanhar cada passo que o designer dá.

Mas atenção: acompanhar não significa perseguir! O designer precisa de momentos sozinho para o processo criativo – palpites nas horas erradas podem atrapalhar a criatividade. Agende com ele etapas e deadlines.

fonte:acervopublicitario.com.br

Dica do Cristian (visitante do blog)

Com todas essas dicas eu gostaria de complementar que, além de simplicidade que um logotipo deve conter, eépreciso estabelecer uma harmonia entre o que o cliente realmente deseja e o que a marca deveria representar. Eu mesmo tive alguns projetos onde precisei negociar bastante com meu cliente para provar que a forma da logo que ele estava pensando fugia completamente do significado. Era como escrever uma frase sem menor coerência, sem a menor concordância. E isso, além de ser prejudicial para os negócios do cliente, é prejudicial pra quem cria. E eu sou apenas um amador, por enquanto.

Valeu pela dica Cristian


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2 Comentários Add your own

  • 1. Anônimo  |  5 de janeiro de 2014 às 11:31

    Nâo sou formado , mas sou corajoso ,solidario e criativo.
    Há 18 anos tenho um projeto de voluntariado,que recebeu diversas
    homenagens. Hoje crio divulgaçôes para outras Instituiçôes respeitadas nacionalmente. Como tambèm para comerciantes do
    comércio local que patrocinam (ocasionalmente) nossas canpanhas.. . Preciso de parceiros!!!
    .

    Responder
  • 2. Cristian  |  28 de maio de 2010 às 11:33

    Com todas essas dicas eu gostaria de complementar que, além de simplicidade que um logotipo deve conter, e preciso estabelecer uma harmonia entre o que o cliente realmente deseja e o que a marca deveria representar. Eu mesmo tive alguns projetos onde eu precisei negociar bastante com o meu cliente para provar que a forma de logo que ele estava pensando fugia completamente do significado. Era como escrever uma frase sem menor coerência, sem a menor concordância. E isso além de ser prejudicial para os negócios do cliente, é prejudicial pra quem cria. E eu sou apenas um amador, por enquanto.

    Abraços e parabéns pela matéria.

    Responder

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