Marcas formadas por siglas

20 de maio de 2010 at 18:06 1 comentário

Conheça a história de algumas marcas que são formadas apenas por siglas.

TILIBRA – Brasil. Material escolar e papelaria. 1928

Criada em 1928, o primeiro nome da empresa foi Tipografia Brasil. Já nos anos 40 o negócio se expandiu, incluindo agora não só uma tipografia, mas também uma livraria. A denominação foi mudada então para Tipografia e Livraria Brasil. Deu para matar a charada? Pois é, um acrônimo formado pelas primeiras sílabas das três palavras que constituíam a antiga marca da empresa.

Curiosidades de Sobremesa

1 – A Tilibra é atualmente a maior fabricante de produtos de papelaria do Brasil.

2 – Para você que não sabe o que é tipografia. De acordo com nosso amigo Antônio Houaiss, tipografia é o conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento), especialmente no sistema de impressão direta com o uso de matriz em relevo.
3 – Eu tive três cadernos da Tilibra durante o segundo grau, um para cada ano. Suas capas foram, respectivamente: Luana Piovani, Luana Piovani e o último com um trecho de uma música, mas não lembro qual era.

HSBC – Inglaterra. Banco. 1865

Quando o negócio é da China, ele com certeza é bom. Deve ser porque o país tem um bilhão e trezentos milhões de habitantes. Imagina vender seu produto a esse tanto de clientes? Não é por acaso que todas as potências capitalistas do Ocidente estão com os olhos voltados para lá.

E sempre foi assim. Em 1865, quando Hong Kong ainda era posse da Coroa Britânica, o negociante inglês Thomas Sutherland fundou um banco especializado em intermediar negócios entre a Europa e a China. Ele batizou o empreendimento de Hong Kong andShanghai Banking Corporation, mais conhecido por nós como HSBC.

Curiosidades de Sobremesa

1 – O HSBC comprou o Bamerindus, aquele banco da propaganda que tinha um jingle grudento igual chiclete. “O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa…”

2 – Esse mesmo banco também foi responsável por outra campanha memorável, aquela do “Gente que faz”, na qual empresários de sucesso contavam suas bem-sucedidas experiências.

3 – E aí, quer saber o que significa Bamerindus? Trata-se do acrônimo formado pelas primeiras letras de Banco Mercantil eIndustrial do Paraná.

4 – Hong Kong foi devolvida aos chineses em 1997. No acordo de devolução há uma cláusula que obriga a China a conservar a cidade sob o sistema capitalista de produção até 2047.

CCE – Brasil. Eletrônicos. 1964

Muita gente diz muita coisa sobre essa sigla, mas poucos sabem seu real significado. Por isso a Comércio de Componentes Eletrônicos seria praticamente uma desconhecida não fossem as suas letras iniciais. Fundada em 1964, a CCE importava e comercializava peças para aparelhos eletrônicos até que, em 1971, passou a industrializar seus próprios produtos.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Muita gente tem um certo preconceito em relação aos produtos CCE, muitos mais por ser uma empresa brasileira do que por questões técnicas. É o velho pensamento colonial, tendendo sempre a valorizar tudo o que é estrangeiro. É fato que atualmente eles tiveram alguns problemas com sua assistência técnica, mas em toda sua história ofereceu sempre produtos decentes.

2 – Existem muitas versões “populares” para explicar a sigla da CCE. A mais conhecida delas faz referência exatamente ao que eu falei ali atrás, esse preconceito com a marca. Diziam os críticos que a sigla significava Comecei Comprando Errado.

3 – Reafirmo: puro preconceito. A CCE pelo menos merece créditos por ter se arriscado a fabricar manufaturados complexos num país que nos anos 70 ainda tinha como base econômica a produção agrícola.

DURACELL – Estados Unidos. Pilhas. 1960

Eu achava ótimo ganhar brinquedos durante minha infância, principalmente aqueles movidos à pilha. É claro que a decepção vinha quando elas acabavam. A duração dependia da qualidade, critério nem sempre presente nas compras da minha mãe. Mas também, é de se entender, um carrinho desses de controle remoto puxa uma pilha danada…

No time das mais duráveis está a Duracell, marca-acrônimo formada pelas palavras inglesas durability (durabilidade) e cell (de voltaic cell, célula voltáica). A empresa foi pioneira na fabricação de pilhas alcalinas, muito mais resistentes que as feitas de óxido de prata. Adquirida pela Gillette em 1996, a companhia pertence hoje à Procter & Gamble.

Curiosidades de Sobremesa

1 – O layout da pilha Duracell é um dos mais bem-sucedidos do mercado. Sua combinação de cores, preta e cobre, é reconhecida por 95% dos consumidores.
2 – A energia gerada na pilha alcalina é resultado da reação entre os elementos diferentes, que podem incluir zinco, manganês, potássio e sódio.

3 – A pilha alcalina dura em média cinco vezes mais que a “pilha seca”, mais barata.

BRADESCO – Brasil. Banco. 1943

De acordo com sua história, o banco Bradesco surgiu para atender a pessoas como eu, ou seja, indivíduos com pouco dinheiro. Fundado em Marília com nome Banco Brasileiro de Descontos, a denominação foi alterada anos mais tarde, ficando apenas o acrônimo formado por parte das duas últimas palavras.

Curiosidades de Sobremesa

1 – O banco é atualmente o maior banco privado do país, possuindo R$ 243 bilhões em ativos totais e 27,4 milhões de clientes.

2 – O atual logo da empresa é uma árvore estilizada.

MATTEL – Estados Unidos. Brinquedos. 1945

Pode ser que você não lembre dessa marca, mas certamente lembra do seu produto mais famoso. O nome surgiu de um acrônimo formado pelas alcunhas dos fundadores da empresa, os senhores Harold Matson (conhecido como Matt) e Elliot Handler. Quatorze anos depois de sua fundação, a companhia lançou a boneca Barbie, produto que a tornou uma das grandes fabricantes de brinquedos do capitalismo internacional.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Três Barbies são vendidas por segundo em todo o planeta.

2 – Na última década a Mattel fez alguns lançamentos polêmicos, que incluíam uma Barbie mãe solteira, separada de Ken, e tendo um leve affair com um surfista.

VODAFONE – Inglaterra. Telefonia Móvel. 1984

Pouco conhecida no Brasil, a Vodafone já é “figurinha carimbada” dos fãs da Fórmula 1. Praticamente toda corrida dessa categoria tem o patrocínio da empresa, que espalha sua publicidade pelos circuitos. Atuando como operadora no segmento de telefonia móvel em vários países da Europa, a companhia ainda não chegou por aqui. Em relação à marca, ela é resultado de um acrônimo formado pelas palavras voice (voz), data (dados) e telefone, termos os quais os conceitos estão relacionados com a atividade da empresa.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Será que a Vodafone chega ao Brasil? Tomara que sim, pois quanto mais concorrência melhor. Afinal, não adianta pagar barato no celular e gastar 50 centavos só para dizer alô.

2 – Vocês notaram que a marca é formada por duas palavras em inglês (voice e data), mas a terceira, em vez do inglês telephone, aparece o termo telefone? Pois é, não consegui saber ao certo o porquê dessa escolha.

LEXUS – Japão. Automóvel. 1989

O Lexus é um carro de luxo fabricado pela Toyota especialmente para o mercado consumidor dos Estados Unidos. A origem do nome tem três versões, a primeira delas explicada por uma mistura das letras das palavras elegance e luxury, em inglês elegância e luxúria respectivamente. A letras S entra para dar mais sonoridade.

A segunda versão também é atribuída a um acrônimo, no entanto este é formado pela expressão Luxury Export to the U.S. A última talvez seja a mais realista, fruto de uma pesquisa que a Toyota fez de palavras que soassem bem aos ouvidos do consumidor.

Curiosidades de Sobremesa

1 – O Lexus 2009 tem um motor V6 de 3.5 litros com 272 cavalos, potência que o faz ir de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 6,8 segundos.

2 – Toda essa luxúria e elegância pode ser adquirida pela bagatela de 130 mil dólares.

ARCOR – Argentina. Doces. 1951

A Arcor é quase uma empresa de “bastidores”, aparecendo pequena nas embalagens, mas sendo dona de marcas bastante conhecidas. Ela é da Argentina, mas domina o segmento de doces no Brasil. Seu nome é um acrônimo resultante da união das duas primeiras letras de Arroyito e das três primeiras letras de Córdoba, respectivamente a cidade e a província argentinas nas quais a empresa foi fundada em 1951.

Curiosidades de Sobremesa

1 – A Arcor é dona de marcas muito conhecidas, entre as quais Big Big, Triunfo e Aymoré.

2 – A empresa também é a maior fabricante de doces da América Latina.

3 – O que eu mais gosto nos argentinos é o fato deles acharem que podem jogar futebol melhor que nós, brasileiros… Brincadeira à parte, eles também são muito bons.

UMBRO – Inglaterra. Artigos esportivos. 1924

Os irmãos Harold e Wallace Humphrey sempre trabalharam juntos. Em 1924 ambos abriram uma fábrica de roupas chamada Humphrey Brothers Clothing (Roupas Irmãos Humphrey). O tempo passou e eles mudaram de ramo, investindo mais na venda de artigos esportivos. O nome mudou também, passando a ser um acrônimo formado por letras da expressão Humphrey Brothers, mas sem o H. Por que? Porque essa letra não aparece na pronuncia. Portanto, se ela fosse incluída, soaria como “rumbro”.

Curiosidades de Sobremesa

1 – A empresa patrocinou a seleção brasileira nas campanhas vitoriosas das Copas do Mundo de 1958, 1962, 1970 e 1994.

2 – Foi aqui no Brasil que a Umbro vendeu a sua primeira chuteira, em 1985.

3 – Umbro também é o nome de uma língua morta, falada durante a Antiguidade.

Material disponibilizado no portal da universidade pelo prof. Marcus Vinicius.

Poderá gostar também de:

Saiba o que é plágio

Propaganda subliminar da Unimed

Comercial da melissa

Anúncios

Entry filed under: Criação. Tags: , , , .

A propaganda na antiga TV Manchete A publicidade gay sai do armário

1 Comentário Add your own

  • 1. GABRIEL  |  11 de novembro de 2011 às 01:13

    nao resolvel nada

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Top of Mind

Nosso contato

quasepublicitarios@gmail.com

Envie suas dicas
Compartilhe seus trabalhos
Sugira algum conteúdo
Tire suas dúvidas
Solicite uma parceria

Quase recomenda blogs

Frase da vez

"O melhor jeito de ser mais atento e menos ingênuo, é ler demais e assistir de menos."

Satre Júnior

Verbetes da vez

COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão final sobre a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)

COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado para definir o texto de uma peça publicitária.

COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.

Slogans da vez

Brahama - A número 1! / Refresca até pensamento!

Unimed - O melhor plano de saúde é viver. O segundo é UNIMED.

Quick - Faz do leite uma alegria.

Anúncio da vez

Shopping Piracicaba

All Type da vez

Clique para aumentar

Material Esportivo

Garoto propaganda da vez

Tony the tiger

A marca da vez

Clique com a roda do mouse

Hugo Boss

QUASE no facebook

Adicione o QUASE no orkut

QUASE no Twitter

Siga o QUASE no twitter

Quase no YouTube

Acompanhe o canal do QUASE no youtube

Posts anteriores

Pérolas da vez

Aluno diz: - profª, podemos fazer um intervalinho; Profª responde: - é, é o filme uma linda mulher. Pode alugar que é bom.
***
Profª diz: Estão vendo este slide? Então, isso é o coração; isso é o bonequinho da oi (apontando para o bonequinho da vivo).
***
Profª diz: Os publicitários devem ser como detetives. Igual aquele detetive "Xerox Holmes" --> Juro que ela falou isso!
***
Prof diz: Semana q vem traz um vídeo do Super Bowl, um vídeo em Jpeg. VÍDEO EM JPEG??? Ai Pai altíssimo. Qta ignorância.
***
Prof. diz: Vamos fazer uma votação pra escolher o melhor jingle. Qual vocês preferem?
Turma responde: Quais os jingles que tem?
Prof. diz: - Só um.
Turma responde: Ué, então vai fazer votação pra que?
***
Prof informa: "Pessoal, não dá pra imprimir branco"
Aluno 1: "Ué, mas e se eu quiser..."
Aluno 2: "E se eu levar na gráfica..."
Aluno 3: "Ué, mas tem um cartaz aí na parede com letras brancas."
Aluno 4: "Mas e se..."
Prof interrompe: "Gente, o branco é o do papel"
Aluno 1: "Mas e se o papel for verde, tem como?"
Aluno 2: "O prof. a parede é branca."
Prof interrompe (meio puto já): "A parede não passou na impressora né?"
***
Prof pergunta: "Quais os 4 P's do marketing"
Aluno responde: "Compras, Comércio, Causas, Cidade"
***
Prof pergunta: "Digam um local no Rio de Janeiro em que morem pessoas da classe A".
Aluno responde: "Brasília"
***
Aguardando o próximo King Kong

Já passaram por aqui:

  • 1,895,791 QuasePublicitário(a)s

Vagas pelo Twitter

@CiadeTalentos - Oferece vagas para jovens profissionais, principalmente para trainees.

@michaelpagebr - Oportunidades para executivos de média e alta gerência.

@asapexec - Recruta profissionais de diferentes funções e mercados.

@vagas - Oferece vagas e dicas sobre cursos.

@DMRH - Trabalha posições com alto grau de complexidade. Portanto, é para profissionais mais experientes.

@job4dev - Oportunidades no mercado de TI.

@vagasnaweb - Oferece estágios e empregos para os profissionais de web.

@EmpregoBrasil - Vagas para profissionais de todos os níveis.

@elancers_net - Site de recrutamento, divulga empregos e publica notícias.

@PCIconcursos - Divulga empregos, estágios e o calendário de concursos públicos.

@curriculumvagas - Anuncia empregos para os mais variados níveis e funções em todo o Brasil.

@link_zero - Oferece vagas para jornalistas.

@frilas - Vagas para projetos específicos e temporários nas áreas de comunicação, publicidade e tecnologia.

@publicijobs - Informações sobre freelances e empregos que possam interessar aos mais variados tipos de profissionais da área da Comunicação.

Twitters das agências

Agência Fischer+Fala!
@FischerFala

Agência Talent
@TalentProp

Agência Loducca
@AgenciaLoducca

Agência DPZ
@dpzpropaganda

Agência Young & Rubicam
@YoungBrasil

Agência Ogilvy
@OgilvyPRBrasil

Agência Almap BBDO
@AlmapBBDO

Agência Lew,Lara TBWA
@LewLaraTBWA

Agência JWT
@JWT_Brasil

Agência Bullet
@blogdabullet

Agência F/Nazca
@fnazca

Agência DM9DDB
@DM9DDB

Agência Click
@agenciaclick

Agência África
@agenciaafrica

Quase é notícia

Quem curte o QUASE…


%d blogueiros gostam disto: