Grandes frases da publicidade brasileira

8 de maio de 2010 at 19:22 Deixe um comentário

Muitos redatores publicitários conseguem ser grandes frasistas, no mais puro espírito de um Millôr ou um Barão de Itararé. E aí, de repente, surge um título que vai funcionar tão bem no anúncio quanto fora dele.

Título é título e slogan é slogan já dizia minha professora de Redação Publicitária. O slogan é curto, faz lembrar o produto, a marca, uma campanha. O slogan tem vida útil indefinida e indeterminada. Somos muito limitados na criação slogan.

Já o título. Ah! Aqui a regra é outra. Não tem regra. Podemos viajar (é com g ou j?) na maionese – no bom sentido é claro – e criar frases que ficarão para a história (ou é estória?). Veja:

Não é só no futebol que é bom dar um passeio na Argentina.

Os anúncios que a NBS fazia para a TAM Viagens já estiveram aqui na seção. Mas há sempre lugar para outras Grandes Frases, como esta do redator Felipe Rodrigues.

Se ficar parado fosse bom, a melhor parte da balada seria a fila.

Redator bom também não fica parado. Na campanha do Corsa que está no ar, o redator Marcelo “Pimpolho” Calvi, da McCann, criou vários outdoors sobre o tema “ficar parado “. Esse vai para a nossa coleção.

Cartão-Postal. O único presente que é melhor mandar do que receber.

Tudo é tão simples que cabe num postal, já disse o verso da Rita Lee e Paulo Coelho, antes de conhecer o anúncio da AlmapBBDO para as Havaianas, com uma grande frase do redator Gustavo Sarkis.

As mulheres não consomem só os maridos.

Folheando um anuário de 1992, encontrei esse delicioso título da DM9 — antes de se assinar DDB — para vender o Pool de Revistas Femininas da Editora Abril: “As mulheres não consomem só os maridos”, sugere com humor o anúncio para o trade. Seria ótimo descobrir o redator do desabafo, quer dizer, da peça, que vai para a coleção das Grandes Frases da Janela.

Duas razões prováveis para uma noite mal dormida: um colchão muito ruim ou uma mulher muito boa.

O redator Victor Vicente não relaxou para fazer a campanha do fabricante de colchões Ortobom quando estava na agência Scalla. Um dos títulos cabe exatamente na proposta da seção Grandes Frases: funciona bem dentro e fora do anúncio.

Apressado come cru, pra dar tempo de repetir.

Propaganda de restaurante japonês não é tudo igual. Apesar de os grafismos com o logo do coração dominarem a comunicação atual do Supermercado Zona Sul, há espaço para um redator esperto marcar presença, como fez Bruno Gentil, da Staff, para vender o restaurante japonês Madame Butterfly, onde qualquer um realmente gosta de comer cru. A boa explicação de que, pros apressados, é “pra dar tempo de repetir”, faz a frase funcionar até fora do anúncio.

Férias é uma palavra que está sempre no plural porque ninguém quer tirar uma só.

Cliente que veicula anúncio toda semana traz um grande desafio para a agência. Mas a redatora Renata Raggi tem se divertido com grandes frases para a Tam Viagens. “Férias é uma palavra que está sempre no plural porque ninguém quer tirar uma só” é uma delas. Outra: “Ainda bem que Isaac Newton não nasceu no Brasil. Imagine descobrir a lei da gravidade debaixo de um coqueiro”…

Conversa. Uma das poucas coisas que você pode jogar fora sem dó.

O redator Marcelo Aragão, da Fallon, deve ter se divertido na campanha do Citibank que propõe que os clientes relaxem um pouco mais, já que o banco garante. São várias grandes frases. Vejam esta outra: “Por que as semanas demoram tanto e os anos passam rapidinho?”.

Pai só podia ser mesmo um cara parecido com você. Afinal, não era qualquer um que você deixaria sair com a sua mãe.

Comemorando o Dia dos Pais, a Script criou para a Taco uma peça edipiana, mas divertida. A frase é de Milena Zindeluk, a partir de criação conjunta com Rafael Pitanguy e Ricardo Real, que também assina a direção de criação.

Segurança, conforto, estabilidade. Tudo que uma mulher procura em um homem e um homem procura em um carro.

Antes que as mulheres esbocem algum protesto por este título do redator Marcos Lima Verde para a campanha do Peugeot 307, um aviso: na ficha técnica, há duas mulheres aprovando pelo cliente: Ana Thereza Borsari e Patrícia Morales. Afinal, como elas são de Venus e nós de Marte, não há como negar as diferenças e admitir que a frase é realmente ótima. A agência foi a Carillo Pastore Euro RSCG.

O que engorda mesmo não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal.

Leitores da Janela mandaram este anúncio da DM9DDB para a Cia.Athlética, apontando a coincidência com a peça da Forum. A gente não quer entrar no mérito de quem veio antes, porque sabe que é perfeitamente possível dois criadores chegarem a uma mesma idéia por caminhos diferentes. O que importa é que a frase, criada pela redatora Laura Esteves, também é ótima e merece estar na nossa coleção.

Que todas as alegrias que você viver entre o Natal e o Ano Novo se repitam entre o Ano Novo e o Natal.

Gustavo Bastos mandou para a Janela o título de uma peça de seu cliente Fórum Ipanema, veiculado na época do último reveillon. Claro que com uma foto daquelas a última coisa que alguém consegue olhar nessa peça é o título, mas ele se encaixa bem na nossa busca de frases publicitárias que funcionam tanto no anúncio quando fora dele. O texto é do próprio Gustavo.

Surfar é como voltar a ser criança. Você tem até que aprender a ficar em pé de novo.

Esse ótimo título é de Raphael Gancz, da Duda-Rio. Na nova campanha para dizer que a Petrobras é a maior patrocinadora do surf no Brasil, a agência se divertiu. Veja 2 outros: “A Terra é formada por 2/3 de água. Viu quanto mercado de trabalho o surfe tem?” e “Gasodutos, oleodutos, polidutos. Com tantos tubos, a gente tinha que patrocinar o surfe”. Assinam ainda Marcos Hosken, Kika Botto e Dan Zecchinelli.

Quando o campo é pobre, a esperança vem morrer na cidade.

Em 1992, com o caso PC Farias, uma criativa agência mineira foi obrigada a fechar, interrompendo sua brilhante história de criatividade na publicidade brasileira: a Setembro. São dela, de 1979, estas peças para o empreendimento rural Planta 7, bronze no 4º Anuário do CCSP. Outra da campanha: “Se a miséria é triste em fotografia, imagine no estômago”. As grandes frases são do redator David Paiva.

Se uma boa alimentação é importante para a sua vida, imagine para seu gato, que tem sete.

O redator carioca Sérgio de Paula sempre foi um grande frasista. Esta semana, ele saiu-se com mais algumas para a campanha do Guia Nossos Bichos, a primeira da agência Brasil.Com para o seu novo cliente O Dia. Da campanha destacamos esta.

Se flores fossem melhores do que jóias, a noiva jogava a aliança e não o buquê.

Esse peça vem da ótima JWT-Curitiba. A série de anúncios da joalheria Bergerson deveria promover a coleção “Flores”, da empresa. E o redator Alexandre “Nego Lee” Popoviski saiu-se com esta pérola de sacada. Perfeita no anúncio da campanha, ainda vai funcionar daqui a 20 anos, enquanto o assunto for presente para mulheres.

Basquete é um esporte único: o placar e o tênis nunca são menores do que 45.

É do redator Chiquinho Lucchini, da Quê/Next, esta peça para divulgar um jogo de basquete patrocinado pela Telemar. Além de ser um ótimo título, a grande sacada merece ultrapassar seu tempo de vida publicitária.

fonte: janela.com.br

Poderá gostar também de:

Os números da classe D no Brasil

Você conhece todos os slogans da Coca-Cola?

Dicas para mídia impressa

Anúncios

Entry filed under: Variados. Tags: , , , , , , .

Rendundância Kenzo Parfums – Essentielle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Top of Mind

Nosso contato

quasepublicitarios@gmail.com

Envie suas dicas
Compartilhe seus trabalhos
Sugira algum conteúdo
Tire suas dúvidas
Solicite uma parceria

Quase recomenda blogs

Frase da vez

"O melhor jeito de ser mais atento e menos ingênuo, é ler demais e assistir de menos."

Satre Júnior

Verbetes da vez

COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão final sobre a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)

COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado para definir o texto de uma peça publicitária.

COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.

Slogans da vez

Brahama - A número 1! / Refresca até pensamento!

Unimed - O melhor plano de saúde é viver. O segundo é UNIMED.

Quick - Faz do leite uma alegria.

Anúncio da vez

Shopping Piracicaba

All Type da vez

Clique para aumentar

Material Esportivo

Garoto propaganda da vez

Tony the tiger

A marca da vez

Clique com a roda do mouse

Hugo Boss

QUASE no facebook

Adicione o QUASE no orkut

QUASE no Twitter

Siga o QUASE no twitter

Quase no YouTube

Acompanhe o canal do QUASE no youtube

Posts anteriores

Pérolas da vez

Aluno diz: - profª, podemos fazer um intervalinho; Profª responde: - é, é o filme uma linda mulher. Pode alugar que é bom.
***
Profª diz: Estão vendo este slide? Então, isso é o coração; isso é o bonequinho da oi (apontando para o bonequinho da vivo).
***
Profª diz: Os publicitários devem ser como detetives. Igual aquele detetive "Xerox Holmes" --> Juro que ela falou isso!
***
Prof diz: Semana q vem traz um vídeo do Super Bowl, um vídeo em Jpeg. VÍDEO EM JPEG??? Ai Pai altíssimo. Qta ignorância.
***
Prof. diz: Vamos fazer uma votação pra escolher o melhor jingle. Qual vocês preferem?
Turma responde: Quais os jingles que tem?
Prof. diz: - Só um.
Turma responde: Ué, então vai fazer votação pra que?
***
Prof informa: "Pessoal, não dá pra imprimir branco"
Aluno 1: "Ué, mas e se eu quiser..."
Aluno 2: "E se eu levar na gráfica..."
Aluno 3: "Ué, mas tem um cartaz aí na parede com letras brancas."
Aluno 4: "Mas e se..."
Prof interrompe: "Gente, o branco é o do papel"
Aluno 1: "Mas e se o papel for verde, tem como?"
Aluno 2: "O prof. a parede é branca."
Prof interrompe (meio puto já): "A parede não passou na impressora né?"
***
Prof pergunta: "Quais os 4 P's do marketing"
Aluno responde: "Compras, Comércio, Causas, Cidade"
***
Prof pergunta: "Digam um local no Rio de Janeiro em que morem pessoas da classe A".
Aluno responde: "Brasília"
***
Aguardando o próximo King Kong

Já passaram por aqui:

  • 1,932,431 QuasePublicitário(a)s

Vagas pelo Twitter

@CiadeTalentos - Oferece vagas para jovens profissionais, principalmente para trainees.

@michaelpagebr - Oportunidades para executivos de média e alta gerência.

@asapexec - Recruta profissionais de diferentes funções e mercados.

@vagas - Oferece vagas e dicas sobre cursos.

@DMRH - Trabalha posições com alto grau de complexidade. Portanto, é para profissionais mais experientes.

@job4dev - Oportunidades no mercado de TI.

@vagasnaweb - Oferece estágios e empregos para os profissionais de web.

@EmpregoBrasil - Vagas para profissionais de todos os níveis.

@elancers_net - Site de recrutamento, divulga empregos e publica notícias.

@PCIconcursos - Divulga empregos, estágios e o calendário de concursos públicos.

@curriculumvagas - Anuncia empregos para os mais variados níveis e funções em todo o Brasil.

@link_zero - Oferece vagas para jornalistas.

@frilas - Vagas para projetos específicos e temporários nas áreas de comunicação, publicidade e tecnologia.

@publicijobs - Informações sobre freelances e empregos que possam interessar aos mais variados tipos de profissionais da área da Comunicação.

Twitters das agências

Agência Fischer+Fala!
@FischerFala

Agência Talent
@TalentProp

Agência Loducca
@AgenciaLoducca

Agência DPZ
@dpzpropaganda

Agência Young & Rubicam
@YoungBrasil

Agência Ogilvy
@OgilvyPRBrasil

Agência Almap BBDO
@AlmapBBDO

Agência Lew,Lara TBWA
@LewLaraTBWA

Agência JWT
@JWT_Brasil

Agência Bullet
@blogdabullet

Agência F/Nazca
@fnazca

Agência DM9DDB
@DM9DDB

Agência Click
@agenciaclick

Agência África
@agenciaafrica

Quase é notícia

Quem curte o QUASE…


%d blogueiros gostam disto: