Rendundância

7 de maio de 2010 at 13:14 Deixe um comentário

Durante as aulas de Língua Portuguesa e Redação Publicitária, aprendemos sobre Pleonasmos, Redundância e Vícios de Linguagem. Pode ser que alguns (ou muitos) já conheçam este vídeo, mas vale postar pq ele é super engraçado. Sempre me escangalho de rir com o gordo (se bem que ele não aparece muito).

BREVE DESCRIÇÃO : “Pleonasmo” pode ser tanto uma figura de linguagem quanto um vício de linguagem. Palavra de origem grega e significa redundância de termos, o exagero, a superabundância. O pleonasmo é, portanto, uma redundância (proposital ou não) em uma expressão, enfatizando-a. Já o “Pleonasmo Vicioso” trata-se da repetição inútil e desnecessária de algum termo na frase. Esse não é uma figura de linguagem, e sim um vício de linguagem. Fontes: Wikipedia e Roberto Mauro Thomaz

Infelizmente a quantidade de expressões redundantes que utilizamos no dia-a-dia sem perceber é enorme. E por incrível que pareça, nos textos publicitários também há grande incidência (palavra bonita né?) desses erros.

Vejamos os mais comuns, os QUE VOCÊ NÃO DEVE USAR. Vê se não vai cair nessas armadilhas.

* Acabamento final – Se acabou já é o final.

O acabamento final do trabalho de criação ficou maneiríssimo.

* Certeza absoluta – Toda certeza é absoluta. Não existe meia certeza.

Tenho certeza abslouta que vô fazê aquele estágio e ganhá uma bolça (foi de propósito) aussílio (esse também) legal.

* Quantia exata – Esse deixa com o pessoal da contabilidade.

Acho que não conseguimos a quantia exata para fazer a chopada.

* Metades iguais – Metade é meio-a-meio, ou seja, 50% do total de 100%. Entendeu?

As metades, da laranja, dois amantes dois irmãos, duas forçar… (oba! Fábio Jr.)

* Há anos atrás – Há já denota passado. E vê se não confunde trás com traz.

Se eu tivesse prestando atenção nas aulas de estatística há 2 semestres atrás, não estaria enrolado agora.

* Detalhes minuciosos e Pequenos detalhes – Os detalhes já dizem respeito a coisas detalhadas, pequenas.

O trabalho de criação precisa de pequenos detalhes.

* Livre escolha – Não existe escolha imposta.

É por sua livre e espontânea escolha que você escolheur estudar publicidade?

* Conviver junto – Quem convive, convive com alguém. A não ser depois do casamento, aí você aprende a incrível arte de conviver separado.

Não dá pra conviver junto com o pessoal do meu grupo, eles largam tudo na minha mão.

* Fato real – Isso me lembra algumas manchetes de jornal – Baseado em fatos reais.

Quem estuda jornalismo precisa escrever matérias baseadas em fatos reais. Quem faz publicidade não!

* Surpresa inesperada – Alguém espera uma surpresa? Sim! Quando você estiver fazendo estágio/trabalhando vai descobrir que festa surpresa nunca é surpresa.

Tive uma surpresa inesperada quando vi minha nota.

* Absoluta exatidão – Exato e absoluto possuem o mesmo sentido.

Xiiii, esse não tenho exemplo.

* Beco sem saída – Todos os becos são sem saída. Exceto na favela…

Não tem jeito, amanhã é a prova de Marketing e eu não estudei nada. Estou num beco sem saída.

* Velha tradição – Toda tradição é antiga, muito antiga e portanto velha. Minha avó que o diga – é cheia de tradições.

Segundo a velha tradição da publicidade, é mais difícil agradar o professor do que o cliente.

* Goteira no teto – Goteira é referente a pingar e se pinga (não é a cachaça) só pode estar acima de nós. Se bem que pode ter uma goteira na pia.

No banheiro da faculdade tem goteira no telhado. (Tem não gente, isso é só um exemplo)

* Despesas com gastos – Xiiii, isso é da área de contabilidade. Nem vou me meter.

Vai lá no outro bloco e pergunta pro pessoal de contábeis.

* Ganhar grátis – Ninguém paga pra ganhar alguma coisa.

Ultimamente não ganhamos de graça nem injeção na testa.

* Elo de ligação – Por elo já subentende-se ligação.

O subtítulo é o elo de ligação entre o TÍTULO e o TEXTO, passando pelo SLOGAN.

* Criação nova – Não é possível criar algo que já exista. Se bem que em publicidade isto é o que mais acontece.

Na comunicação nada se cria, tudo se copia. (e cola)

* Expectativa de futuro – As expectativas sempre são para situações futuras.

As minhas expectativas para o futuro são… Lembrar os 4 P’s do marketing (ou será que são 5?)

Mais de 1 milhão de pessoas assitiram Tropa de Elite nos cinemas (…) Marcos Prado, um dos produtores do filme, faz uma estimativa de público de 5 milhões. “Antes da pirataria, uma expectativa de público pessimista era algo em torno de 1,5 milhões de pessoas. Na minha opinião pessoal, o filme fará 5 milhões”, apostou. *** Na "minha opinião pessoal" , ainda bem que o Marcos Prado é o Produtor, e não o Roteirista. Imaginem a cena aí de cima.

Estes são exemplos pra descontrair um pouco. Sabe como é aluno de publicidade sofre e precisa relaxar (só relaxar, gozar é outra história)


Político ladrão | Homem bruto | Mulher inteligente | Criança chata | Flamenguista perigoso | Vascaíno sofredor | Conrinthiano vagabundo | São paulino metido | Pai de santo gay | Miss Universo burra | Estudante de publicidade que não sabe a diferença entre publicidade e propaganda | Etc e etc..

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Prof interrompe (meio puto já): "A parede não passou na impressora né?"
***
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Aluno responde: "Compras, Comércio, Causas, Cidade"
***
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Aluno responde: "Brasília"
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