10 dicas para ser um bom profissional em publicidade

29 de abril de 2010 at 18:21 Deixe um comentário

adaptado da Agência Contemporânea

Em vermelho os comentários do QUASE.

  1. Tenha um Ídolo. Uma pessoa, conceito, uma campanha que você admira. Mas tenha um ídolo, uma referência. Luciana (J)Gimenez, Geiyse (a do vestido), Meu prof. de Teoria da Comunicação (pra ver se pego uma nota boa), Dicró – esses não!? Ah! O professor pode.
  2. Acredite em você. Seja o melhor que você puder. Um dia você será melhor que seu ídolo. Até porque, por melhor que seja, o seu ídolo ou referência pode ser tudo, mas jamais poderá ser você ou o resultado do trabalho que só você será capaz de fazer. Eu acredito, eu juro. Acho que as agências é que não acreditam, nunca me dão estágio.
  3. Seja uma esponja. Absorva tudo, tudo, propaganda, tecnologia, sociologia, pornografia (Oba! Gostei dessa dica), história em quadrinhos, estórias de vida, gaffitis, clássicos, best-sellers, jornais, revistas, vídeos, políticos, antropólogos, bicheiros, música erudita, pagode, Freud e sua vizinha, Tour Dárgent em Paris e o botequim da esquina. Umberto Eco e Gugu Liberato, shopping, feira-livre e padaria, supermercado e camelôs. Bob esponja ou dona esponja dona esponja já incorporou, já incorporou…
  4. Faça mais, mais sempre. Vista a camisa de cada produto, serviço ou problema. Uma idéia sempre pode ser melhorada. Mesmo depois de pronta. Mesmo depois de veiculada. Se for marketing político, vista uma camisa com bolso. Vai que precisa né?
  5. Aprenda as regras da profissão, uma por uma. E se for preciso quebre todas, com conhecimento e consistência. E nunca esqueça que as regras da profissão são muitas vezes suas melhores armas. Comece quebrando a regra do “não pode colar”. Mas lembre-se, a regra “o prof. não pode ver você colando continua”.
  6. Mergulhe no problema a ser resolvido e voe para fora dele. Mas nunca mergulhe tão fundo que não possa voltar. Nem voe tão alto que não possa descer. As soluções sempre estão dentro do problema e não fora dele. Mas às vezes é preciso sair dele para ver melhor. Então vamos mergulhar no seguinte problema: x2-y2.an≠√171. Xiiiii, é melhor voar para fora dele.
  7. Cuidado com o poder da publicidade, a nossa profissão dá muitas vezes a sensação de poder. E o poder é poderosamente traiçoeiro. Recomenda-se o seu uso com alta dose de moderação. Aliás, a humildade às vezes pode garantir um Leão de Ouro em Cannes. Relativize a importância da publicidade. Antes de se achar o máximo, lembre-se que a África e o Piauí são aqui ao lado (não entendi). Mas, ao mesmo tempo, tenha sempre a certeza de que é o máximo trabalhar numa profissão que mexe com o coração, o fígado, a mente e as fantasias de milhões e milhões de pessoas. Nooooossa! Pelos poderes de GREISCU. Eu tenho a força.
  8. Não seja gênio. Ninguém, nem os gênios conseguem ser geniais todo dia. O importante não é o brilho ofuscante ou o estrelismo de um dia. Mas a conduta, o caráter, a qualidade média acima da média e ao longo tempo. Não queira ser uma estrela, mas sim um planeta. Pode ser  o planeta saturno?. AdOOOOOOOOOOOOOOOro aquele anel.
  9. Trabalhe 24 horas por dia. Um profissional de comunicação e publicidade é profissional de comunicação e publicidade durante 24 horas por dia. A idéia não tem hora nem lugar para acontecer. Pode ser no escritório, em casa, na rua, no botequim, na praia ou no banheiro. E tenha uma relação de amor com o trabalho e com a profissão. E nunca esqueça de que – mais do que criação – nossa profissão é feita de inteligência e planejamento. As pessoas e sua inteligência são o principal atrativo no trabalho publicitário. O pior de tudo é quando você chega naquela festinha de aniversário da sua priminha de 2 anos e aí vem um mala-sem-alça e pergunta: – Ah! Você estuda publicidade né? Poxa eu tô precisando fazer um cartão de visitas. Dá pra fazer de graça pra mim?! Aff
  10. Seja honesto. Diga sempre a verdade. Desde que você não faça a publicidade de alimentos diet, light, do governo do estado (municipal e federal também), bancos, casas Bahia, bbb. É pensando bem é melhor mudar o título para: 9 Dicas…

Poderá gostar também de:

Entrevista com Nizan Guanaes – grande publicitário brasileiro

Um bom conselho aos jovens publicitários

Nizan é o cara

Anúncios

Entry filed under: Variados. Tags: , , , .

O que você vende? Carta dos Publicitários à Sociedade Brasileira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Top of Mind

Nosso contato

quasepublicitarios@gmail.com

Envie suas dicas
Compartilhe seus trabalhos
Sugira algum conteúdo
Tire suas dúvidas
Solicite uma parceria

Quase recomenda blogs

Frase da vez

"O melhor jeito de ser mais atento e menos ingênuo, é ler demais e assistir de menos."

Satre Júnior

Verbetes da vez

COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão final sobre a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)

COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado para definir o texto de uma peça publicitária.

COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.

Slogans da vez

Brahama - A número 1! / Refresca até pensamento!

Unimed - O melhor plano de saúde é viver. O segundo é UNIMED.

Quick - Faz do leite uma alegria.

Anúncio da vez

Shopping Piracicaba

All Type da vez

Clique para aumentar

Material Esportivo

Garoto propaganda da vez

Tony the tiger

A marca da vez

Clique com a roda do mouse

Hugo Boss

QUASE no facebook

Adicione o QUASE no orkut

QUASE no Twitter

Siga o QUASE no twitter

Quase no YouTube

Acompanhe o canal do QUASE no youtube

Posts anteriores

Pérolas da vez

Aluno diz: - profª, podemos fazer um intervalinho; Profª responde: - é, é o filme uma linda mulher. Pode alugar que é bom.
***
Profª diz: Estão vendo este slide? Então, isso é o coração; isso é o bonequinho da oi (apontando para o bonequinho da vivo).
***
Profª diz: Os publicitários devem ser como detetives. Igual aquele detetive "Xerox Holmes" --> Juro que ela falou isso!
***
Prof diz: Semana q vem traz um vídeo do Super Bowl, um vídeo em Jpeg. VÍDEO EM JPEG??? Ai Pai altíssimo. Qta ignorância.
***
Prof. diz: Vamos fazer uma votação pra escolher o melhor jingle. Qual vocês preferem?
Turma responde: Quais os jingles que tem?
Prof. diz: - Só um.
Turma responde: Ué, então vai fazer votação pra que?
***
Prof informa: "Pessoal, não dá pra imprimir branco"
Aluno 1: "Ué, mas e se eu quiser..."
Aluno 2: "E se eu levar na gráfica..."
Aluno 3: "Ué, mas tem um cartaz aí na parede com letras brancas."
Aluno 4: "Mas e se..."
Prof interrompe: "Gente, o branco é o do papel"
Aluno 1: "Mas e se o papel for verde, tem como?"
Aluno 2: "O prof. a parede é branca."
Prof interrompe (meio puto já): "A parede não passou na impressora né?"
***
Prof pergunta: "Quais os 4 P's do marketing"
Aluno responde: "Compras, Comércio, Causas, Cidade"
***
Prof pergunta: "Digam um local no Rio de Janeiro em que morem pessoas da classe A".
Aluno responde: "Brasília"
***
Aguardando o próximo King Kong

Já passaram por aqui:

  • 1,895,258 QuasePublicitário(a)s

Vagas pelo Twitter

@CiadeTalentos - Oferece vagas para jovens profissionais, principalmente para trainees.

@michaelpagebr - Oportunidades para executivos de média e alta gerência.

@asapexec - Recruta profissionais de diferentes funções e mercados.

@vagas - Oferece vagas e dicas sobre cursos.

@DMRH - Trabalha posições com alto grau de complexidade. Portanto, é para profissionais mais experientes.

@job4dev - Oportunidades no mercado de TI.

@vagasnaweb - Oferece estágios e empregos para os profissionais de web.

@EmpregoBrasil - Vagas para profissionais de todos os níveis.

@elancers_net - Site de recrutamento, divulga empregos e publica notícias.

@PCIconcursos - Divulga empregos, estágios e o calendário de concursos públicos.

@curriculumvagas - Anuncia empregos para os mais variados níveis e funções em todo o Brasil.

@link_zero - Oferece vagas para jornalistas.

@frilas - Vagas para projetos específicos e temporários nas áreas de comunicação, publicidade e tecnologia.

@publicijobs - Informações sobre freelances e empregos que possam interessar aos mais variados tipos de profissionais da área da Comunicação.

Twitters das agências

Agência Fischer+Fala!
@FischerFala

Agência Talent
@TalentProp

Agência Loducca
@AgenciaLoducca

Agência DPZ
@dpzpropaganda

Agência Young & Rubicam
@YoungBrasil

Agência Ogilvy
@OgilvyPRBrasil

Agência Almap BBDO
@AlmapBBDO

Agência Lew,Lara TBWA
@LewLaraTBWA

Agência JWT
@JWT_Brasil

Agência Bullet
@blogdabullet

Agência F/Nazca
@fnazca

Agência DM9DDB
@DM9DDB

Agência Click
@agenciaclick

Agência África
@agenciaafrica

Quase é notícia

Quem curte o QUASE…


%d blogueiros gostam disto: