Trabalho: Discutindo a ideologia dos publicitários

5 de abril de 2010 at 18:34 Deixe um comentário

Para a disciplina Comunicação, Sociedade e Cultura foi proposto um trabalho em que os alunos deveriam discutir sobre a ideologia dos Publicitários. Pois bem, entre um sufoco aqui, um desespero ali e um “eu não entendi nada” acolá, todos os grupos conseguiram apresentar algo, caracterizado como satisfatório, pelo professor.

Foram propostas 4 perguntas, veja:

  1. Você aceita, como bom e útil para seu grupo, que os meios de comunicação funcionem, basicamente, sustentados pelos anúncios publicitários?
  2. O que leva a sociedade a aceitar, sem discutir, que a veiculação de notícias e de outros bens culturais deva ser sustentada pelos grandes capitalistas e pelos governos, através das campanhas publicitárias?
  3. Alguns autores costumam afirmar que existem dois grandes módulos ideológicos no processo publicitários: a ideologia do progresso e a ideologia do prazer. Pela ideologia do progresso aceita-se que tudo o que é novo ou fruto da técnica é bom. A técnica transforma-se em símbolo do poder, da paz, da liberdade, da civilização, da felicidade, da democracia. Pela ideologia do prazer, a pessoa humana passa a ser identificada e reduzida aos seus impulsos e aos seus desejos. Acrescentaríamos, também, a ideologia da competência, visto que a sociedade costuma privilegiar as pessoas que vencem sozinhas, demonstrando capacidade de luta e superando os elementos de sua comunidade pela sua própria “competência”. A própria publicidade se afirma “competente”, por excelência.
  4. A sociologia denomina de estereótipos a vulgarização de conceitos errados a respeito de pessoas, grupos humanos e situações. Colecione 5 ou 10 mensagens publicitárias publicadas em revistas ou jornais e procure identificar quais os conceitos veiculados a respeito:

DISCUTINDO A IDEOLOGIA DOS PUBLICITÁRIOS

Uma análise da publicidade nunca deve esquecer de examinar as funções ideológicas das mensagens. É por este caminho que chegaremos a dar mais objetividade às nossas desconfianças pessoais e grupais com relação ao trabalho sério, honesto e profissional das agências de publicidade.

Ideologia, como a maioria das pessoas sabem, é uma… clique aqui para baixar

Poderá gostar também de:

Trabalho sobre movimentos artisticos (Especial Pop Art)

Texto e resenha sobre Os Olimpianos

Trabalho sobre drogas (efeitos, causas e mais)

O que você faria com 222 camisetas?

 

Anúncios

Entry filed under: Comunicação, Sociedade e Cultura. Tags: , , , , , .

Publicidade: ontem x hoje (parte 1) Você sabe o que é capitalismo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Top of Mind

Nosso contato

quasepublicitarios@gmail.com

Envie suas dicas
Compartilhe seus trabalhos
Sugira algum conteúdo
Tire suas dúvidas
Solicite uma parceria

Quase recomenda blogs

Frase da vez

"O melhor jeito de ser mais atento e menos ingênuo, é ler demais e assistir de menos."

Satre Júnior

Verbetes da vez

COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão final sobre a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)

COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado para definir o texto de uma peça publicitária.

COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.

Slogans da vez

Brahama - A número 1! / Refresca até pensamento!

Unimed - O melhor plano de saúde é viver. O segundo é UNIMED.

Quick - Faz do leite uma alegria.

Anúncio da vez

Shopping Piracicaba

All Type da vez

Clique para aumentar

Material Esportivo

Garoto propaganda da vez

Tony the tiger

A marca da vez

Clique com a roda do mouse

Hugo Boss

QUASE no facebook

Adicione o QUASE no orkut

QUASE no Twitter

Siga o QUASE no twitter

Quase no YouTube

Acompanhe o canal do QUASE no youtube

Posts anteriores

Pérolas da vez

Aluno diz: - profª, podemos fazer um intervalinho; Profª responde: - é, é o filme uma linda mulher. Pode alugar que é bom.
***
Profª diz: Estão vendo este slide? Então, isso é o coração; isso é o bonequinho da oi (apontando para o bonequinho da vivo).
***
Profª diz: Os publicitários devem ser como detetives. Igual aquele detetive "Xerox Holmes" --> Juro que ela falou isso!
***
Prof diz: Semana q vem traz um vídeo do Super Bowl, um vídeo em Jpeg. VÍDEO EM JPEG??? Ai Pai altíssimo. Qta ignorância.
***
Prof. diz: Vamos fazer uma votação pra escolher o melhor jingle. Qual vocês preferem?
Turma responde: Quais os jingles que tem?
Prof. diz: - Só um.
Turma responde: Ué, então vai fazer votação pra que?
***
Prof informa: "Pessoal, não dá pra imprimir branco"
Aluno 1: "Ué, mas e se eu quiser..."
Aluno 2: "E se eu levar na gráfica..."
Aluno 3: "Ué, mas tem um cartaz aí na parede com letras brancas."
Aluno 4: "Mas e se..."
Prof interrompe: "Gente, o branco é o do papel"
Aluno 1: "Mas e se o papel for verde, tem como?"
Aluno 2: "O prof. a parede é branca."
Prof interrompe (meio puto já): "A parede não passou na impressora né?"
***
Prof pergunta: "Quais os 4 P's do marketing"
Aluno responde: "Compras, Comércio, Causas, Cidade"
***
Prof pergunta: "Digam um local no Rio de Janeiro em que morem pessoas da classe A".
Aluno responde: "Brasília"
***
Aguardando o próximo King Kong

Já passaram por aqui:

  • 1,872,132 QuasePublicitário(a)s

Vagas pelo Twitter

@CiadeTalentos - Oferece vagas para jovens profissionais, principalmente para trainees.

@michaelpagebr - Oportunidades para executivos de média e alta gerência.

@asapexec - Recruta profissionais de diferentes funções e mercados.

@vagas - Oferece vagas e dicas sobre cursos.

@DMRH - Trabalha posições com alto grau de complexidade. Portanto, é para profissionais mais experientes.

@job4dev - Oportunidades no mercado de TI.

@vagasnaweb - Oferece estágios e empregos para os profissionais de web.

@EmpregoBrasil - Vagas para profissionais de todos os níveis.

@elancers_net - Site de recrutamento, divulga empregos e publica notícias.

@PCIconcursos - Divulga empregos, estágios e o calendário de concursos públicos.

@curriculumvagas - Anuncia empregos para os mais variados níveis e funções em todo o Brasil.

@link_zero - Oferece vagas para jornalistas.

@frilas - Vagas para projetos específicos e temporários nas áreas de comunicação, publicidade e tecnologia.

@publicijobs - Informações sobre freelances e empregos que possam interessar aos mais variados tipos de profissionais da área da Comunicação.

Twitters das agências

Agência Fischer+Fala!
@FischerFala

Agência Talent
@TalentProp

Agência Loducca
@AgenciaLoducca

Agência DPZ
@dpzpropaganda

Agência Young & Rubicam
@YoungBrasil

Agência Ogilvy
@OgilvyPRBrasil

Agência Almap BBDO
@AlmapBBDO

Agência Lew,Lara TBWA
@LewLaraTBWA

Agência JWT
@JWT_Brasil

Agência Bullet
@blogdabullet

Agência F/Nazca
@fnazca

Agência DM9DDB
@DM9DDB

Agência Click
@agenciaclick

Agência África
@agenciaafrica

Quase é notícia

Quem curte o QUASE…


%d blogueiros gostam disto: