Publicidade: ontem x hoje (parte 1)

5 de abril de 2010 at 13:13 Deixe um comentário

Publicitário buscando atualização: ontem x hoje

 Já parou pra pensar em como a publicidade mudou em poucos anos. Você pode até dizer que todas as áreas mudaram e com a comunicação não seria diferente. Até aí, concordo com vc. Mas é inegável que a publicidade é totalmente diferente de 10 anos atrás, e muito mais imprescidível do que era há tempos. Este assunto será dividido em 2 posts. Leia (e pense) abaixo:

Vivemos numa época marcada pelo marketing, melhor: pelo discurso publicitário. Vácuo, linear, e, muitas vezes, numa simplicidade de tal maneira elaborada, que nos move a imaginação, o desejo e a vaidade.
O Homem, desde eras mais remotas, sempre acarretou na sua existência a ambição de possuir, de adquirir, sem vista a meios.

A publicidade concretizará os seus desejos, ilusoriamente: oferece beleza, riqueza, saúde, e tudo o mais que se possa sonhar adquirir, numa maneira fácil e leviana.

Tem o discurso publicitário o objectivo de persuadir, daí acarretar no seu conteúdo os princípios estabelecidos por Aristóteles: o apelo à emoção e à credibilidade; além disso, oferece razões e evidências que revelar-nos-ão a vantagem de adquirir o produto.

A publicidade parece quase hipnótica: a música, as imagens, as cores de que usufrui, são um meio diáfano – e muitas vezes obscuro – de atrair as nossas atenções.
 
Em plena década de 60 e 70, quando as primeiras televisões iniciaram a invasão relativamente ambiciosa dos lares portugueses, muitos surpreenderam-se, admiraram-se, ao ver imagens tão nítidas e claras, que quase pareciam reais: numa, dois homens conversam, surpreendido pelo amigo não ter cabelos brancos, pergunta qual o segredo, ao que este responde: “Bem, uso petróleo Olex!”. Podem imaginar a quantidade de gente (de homens) que invadiram as lojas dos seus bairros, para adquirir o tão “milagroso” produto?
Ou quando as crianças, estendidas no chão, de barriga para baixo, com as mãos sobre o queixo levantando a face, de olhos arregalados mirando o ecrã, surpreendidas, de boca aberta, vislumbravam um homem negro a levantar a cadeira com a boca, estilhaçando os próprios dentes para apresentar o reclame: “Dentes fortes, gengivas sãs! Use pasta de dentes Couto!” e de seguida gritando para os pais “Também quero!”. Imaginem a cara dos progenitores, sentados embasbacados, olhando o ecrã do maravilhoso televisor que lhes abria as janelas da modernidade, e a mãe, com as agulhas de croché na mão, segredando ao marido: “Temos de comprar!”
Talvez na altura, pela novidade que fosse, não desconfiassem. Mas se de repente, naquela sala aterrasse uma máquina do tempo, e dela saíssem dois seres vindos deste nosso presente, que ali, naquelas décadas de 60 e 70, parecia longínquo, e lhes dissessem: ” Isso não é verdade! Não passa de propaganda, mera publicidade!”, eles certamente olhá-lo-iam de soslaio, e afirmariam: “Mas está na televisão, como pode dizer que não é verdade?”.
Anos mais tarde, quando os seus cabelos se afirmassem brancos, e as bocas apenas se refastelassem na integridade duma dentadura, afirmariam: “Pois, de facto, não passou de publicidade!”.

E hoje, em pleno século XXI, ainda embasbacados mirando a televisão apreensivos, muitos ainda julgam poder realizar os seus sonhos, pois assim comandam os desígnios da publicidade!

 
fonte: fragmentostexto.blogspot.com
 
Poderá gostar também de:
Alguns e-books para baixar grátis
A Internet como veículo de comunicação
Os 25 melhores jingles da publicidade moderna
 
Anúncios

Entry filed under: Variados. Tags: , , , .

Mais sobre redes sociais Trabalho: Discutindo a ideologia dos publicitários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Top of Mind

Nosso contato

quasepublicitarios@gmail.com

Envie suas dicas
Compartilhe seus trabalhos
Sugira algum conteúdo
Tire suas dúvidas
Solicite uma parceria

Quase recomenda blogs

Frase da vez

"O melhor jeito de ser mais atento e menos ingênuo, é ler demais e assistir de menos."

Satre Júnior

Verbetes da vez

COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão final sobre a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)

COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado para definir o texto de uma peça publicitária.

COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.

Slogans da vez

Brahama - A número 1! / Refresca até pensamento!

Unimed - O melhor plano de saúde é viver. O segundo é UNIMED.

Quick - Faz do leite uma alegria.

Anúncio da vez

Shopping Piracicaba

All Type da vez

Clique para aumentar

Material Esportivo

Garoto propaganda da vez

Tony the tiger

A marca da vez

Clique com a roda do mouse

Hugo Boss

QUASE no facebook

Adicione o QUASE no orkut

QUASE no Twitter

Siga o QUASE no twitter

Quase no YouTube

Acompanhe o canal do QUASE no youtube

Posts anteriores

Pérolas da vez

Aluno diz: - profª, podemos fazer um intervalinho; Profª responde: - é, é o filme uma linda mulher. Pode alugar que é bom.
***
Profª diz: Estão vendo este slide? Então, isso é o coração; isso é o bonequinho da oi (apontando para o bonequinho da vivo).
***
Profª diz: Os publicitários devem ser como detetives. Igual aquele detetive "Xerox Holmes" --> Juro que ela falou isso!
***
Prof diz: Semana q vem traz um vídeo do Super Bowl, um vídeo em Jpeg. VÍDEO EM JPEG??? Ai Pai altíssimo. Qta ignorância.
***
Prof. diz: Vamos fazer uma votação pra escolher o melhor jingle. Qual vocês preferem?
Turma responde: Quais os jingles que tem?
Prof. diz: - Só um.
Turma responde: Ué, então vai fazer votação pra que?
***
Prof informa: "Pessoal, não dá pra imprimir branco"
Aluno 1: "Ué, mas e se eu quiser..."
Aluno 2: "E se eu levar na gráfica..."
Aluno 3: "Ué, mas tem um cartaz aí na parede com letras brancas."
Aluno 4: "Mas e se..."
Prof interrompe: "Gente, o branco é o do papel"
Aluno 1: "Mas e se o papel for verde, tem como?"
Aluno 2: "O prof. a parede é branca."
Prof interrompe (meio puto já): "A parede não passou na impressora né?"
***
Prof pergunta: "Quais os 4 P's do marketing"
Aluno responde: "Compras, Comércio, Causas, Cidade"
***
Prof pergunta: "Digam um local no Rio de Janeiro em que morem pessoas da classe A".
Aluno responde: "Brasília"
***
Aguardando o próximo King Kong

Já passaram por aqui:

  • 1,932,169 QuasePublicitário(a)s

Vagas pelo Twitter

@CiadeTalentos - Oferece vagas para jovens profissionais, principalmente para trainees.

@michaelpagebr - Oportunidades para executivos de média e alta gerência.

@asapexec - Recruta profissionais de diferentes funções e mercados.

@vagas - Oferece vagas e dicas sobre cursos.

@DMRH - Trabalha posições com alto grau de complexidade. Portanto, é para profissionais mais experientes.

@job4dev - Oportunidades no mercado de TI.

@vagasnaweb - Oferece estágios e empregos para os profissionais de web.

@EmpregoBrasil - Vagas para profissionais de todos os níveis.

@elancers_net - Site de recrutamento, divulga empregos e publica notícias.

@PCIconcursos - Divulga empregos, estágios e o calendário de concursos públicos.

@curriculumvagas - Anuncia empregos para os mais variados níveis e funções em todo o Brasil.

@link_zero - Oferece vagas para jornalistas.

@frilas - Vagas para projetos específicos e temporários nas áreas de comunicação, publicidade e tecnologia.

@publicijobs - Informações sobre freelances e empregos que possam interessar aos mais variados tipos de profissionais da área da Comunicação.

Twitters das agências

Agência Fischer+Fala!
@FischerFala

Agência Talent
@TalentProp

Agência Loducca
@AgenciaLoducca

Agência DPZ
@dpzpropaganda

Agência Young & Rubicam
@YoungBrasil

Agência Ogilvy
@OgilvyPRBrasil

Agência Almap BBDO
@AlmapBBDO

Agência Lew,Lara TBWA
@LewLaraTBWA

Agência JWT
@JWT_Brasil

Agência Bullet
@blogdabullet

Agência F/Nazca
@fnazca

Agência DM9DDB
@DM9DDB

Agência Click
@agenciaclick

Agência África
@agenciaafrica

Quase é notícia

Quem curte o QUASE…


%d blogueiros gostam disto: