Mais sobre redes sociais

4 de abril de 2010 at 12:24 Deixe um comentário

Com certeza você sabe que a Internet é algo indispensável na sociedade contemporânea. Pois bem, o QUASE fez uma compilação (palavra bonita né, compilação) de notícias sobre o universo virtual, especificamente as Redes Sociais. Então senta que que lá vai.

O tempo gasto por usuários em sites de rede social nos Estados Unidos quase dobrou em um ano. Segundo a consultoria Nielsen Online, que mede o tráfego na web, o número de minutos gastos por internautas em redes sociais subiu 83% em abril deste ano em relação ao mesmo mês em 2008. (dados de 2009, mas valem pra perceber a importância das redes sociais para a publicidade).

Alguns dados bastante relevantes. Por acaso você sabia?

  • “Redes sociais são responsáveis por 62% do tráfego na internet brasileira” – Mundo Marketing
  • “YouTube alcança um bilhão de vídeos ao dia” – INFO Online
  • “Facebook chega a 300 milhões de usuários” – INFO Online
  • “LinkedIn chega a 50 milhões de usuários” – INFO Online

  • ParPerfeito usa mídias sociais para promover campanha
  • SulAmérica e Johnnie Walker criam redes sociais
  • Mídias sociais e mobilidade se tornam essenciais para empresas
  • Brasil é o segundo em número de acessos a redes sociais
  • Redes sociais têm 20% da audiência da publicidade on-line nos EUA

E afinal das contas, quais as vantagens das mídias sociais para as empresas?

  • Amplifica as citações da sua marca na internet.
  • Gera credibilidade, transparência e participação, pois abre uma nova frente de comunicação com funcionários, clientes e parceiros.
  • Aproxima a empresa das pessoas, humaniza e agiliza os processos de comunicação.
  • A empresa fica mais próxima de sua audiência e mostra a preocupação em ouvir. Isso gera fidelização à marca.

O porta-voz da Nielsen, Jon Gibs, disse à Reuters que a principal tendência tem sido a contínua popularidade do Facebook, que tem mais de 200 milhões de usuários ativos e tem sido usada como canal de comunicação até mesmo pelo Papa Bento XVI e uma lista de  outros líderes mundiais.

O número de minutos gastos no Facebook cresceu 700% em um ano, saltando de 1,7 bilhão de minutos, em abril de 2008, para 13,9 bilhões em abril de 2009.

O MySpace é a segunda rede social mais popular do mundo e a quantidade de minutos gasta no site caiu 31% – de 7,3 bilhões de minutos em 2008 para 4,97  bilhões de minutos neste ano.

Blogger, Tagged.com e Twitter.com vêm em terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente. O número de minutos gastos no Twitter cresceu 3.712% de abril de 2008 a abril deste ano.

A retenção de usuários no serviço de microblog, porém, é baixa, conforme pesquisa da Nielsen, que revelou mais de 60% dos usuários que se cadastraram no Twitter abandonaram o site um mês depois.

***

Usuários de internet expostos a anúncios gastam mais dinheiro online

Um a cada três usuários de internet visita os sites das marcas apresentadas em anúncios online. A informação é resultado de uma pesquisa conduzida pela empresa de pesquisas comScore e encomendada pelo Online Publisher’s Association (OPA).

O estudo chamado “The Silent Click: Building Brands Online,” (O Clique Silencioso: Construindo Marcas Online) revelou ainda que os usuários gastam 50% mais tempo nos sites das empresas que anunciam em outros sites que a média dos visitantes comuns (que não foram conduzidos por um anúncio). Eles também acessam mais páginas.

Tais usuários, trazidos para o site do anunciante por meio dos anúncios, gastam em média 10% mais dinheiro online que os visitantes diretos e a parte mais significante desse gasto está relacionada às categorias de produto anunciadas, concluiu a pesquisa, acrescentando que o público que visita os sites dos anunciantes é formado pela audiência de maior rendimento.

A pesquisa avaliou 80 das maiores campanhas de construção de marca pelos 200 sites de maio tráfego nos Estados Unidos durante um mês e analisou durante um mês o comportamento dos internautas expostos a anúncios.

***

Hábitos de uso e comportamento dos brasileiros em mídias sociais

Foi realizado um estudo para descobrir quem são os brasileiros ativos nas mídias sociais, quais ferramentas eles mais participam, para qual uso e qual a influência dela em suas vidas. A pesquisa foi feita pela E.Life e a Inpress Porter Novelliu e chegou a conclusão que o perfil do internauta brasileiro é jovem de alta renda e residente das grandes capitais.

A grande maioria é heavy user da Internet e fica mais de 40h semanais conectados. O Orkut, o Twitter, o YouTube e o Blogspot são os serviços de mídias sociais mais populares e são utilizados quase todos os dias. A maioria utiliza o Twitter em busca de informações e notícias, o Orkut é mais utilizado para manter contatos com amigos, parentes e colegas. Já o YouTube e o Blogspot são utilizados como passatempo e para divulgar o conteúdo pessoal, respectivamente.

Em relação a hábitos de compras, os entrevistados utilizam a Internet para fazer pesquisas sobre os produtos/serviços antes de adquirí-los. A grande maioria também faz compra de produtos na Internet e também utiliza a rede para reclamar de produtos e serviços.

***

A Cultura Digital contribui para a Internet vender mais publicidade no Reino Unido

Pela primeira vez a televisão perde o seu reinado na venda de anúncios de publicidade no Reino Unido.

Isso mesmo, este ano a internet vendeu mais que a televisão publicidade. Agora se tornando o principal meio de propaganda, seguido pela televisão. Quem divulgou a pesquisa foram os grupos Internet Adverting Bureau e PricewaterhouseCoopers.

As vendas de publicidade na internet cresceram 4,6% no ano para 1,75 bilhão de libras, alcançando 23,5% do mercado. Enquanto que a televisão caiu 16,1%, para 1,64 bilhão de libras, ficando em segundo lugar, com 21,9% do setor, de acordo com a pesquisa. Enquanto o setor todo de publicidade do Reino Unido retraiu 16%., comparado com o ano interior.

Já nos EUA, de acordo M, teve apenas a participação de apenas 13,9% das vendas neste ano em comparação com 2008. E a TV mantendo 43,4%. Os fatores que interferiram foi a tendência dos consumidores britânicos para comprar via internet, conduzindo a maior parte dos anúncios nesta mídia.

O principal condutor de anúncios onlines são os sites de busca, principalmente o Google.

Vamos estudar o motivo disso ter acontecido, o motivo das empresas terem investido em publicidade online.

Na publicidade tradicional e na maioria dos tipos de publicidade online, os anúncios são simplesmente veiculados para uma grande variedade de públicos-alvo. Contudo, nos anúncios onlines são direcionados de acordo com os interesses específicos das pessoas.

Quando o usuário faz uma consulta de pesquisa, ele verá os resultados de pesquisa naturais para essa consulta, junto com anúncios de publicidade altamente relevantes ao tópico da pesquisa. Os anúncios alcançam os usuários no exato momento em que eles estão procurando pelos seus produtos ou serviços.

Os anúncios são pagos quando o usuário acessa ao seu site e não pela impressão, ou seja, ser visualizado nas páginas. Ou seja se seu anúncio aparecer 10 vezes nas buscas, mas se apenas 3 usuários acessarem a sua página, você pagará apenas pelos 3 acessos. Napublicidade tradicional não é assim, você paga pelo acesso independente do interesse do consumidor que assiste TV, lê jornal ou vê um Outdoor.

Tudo é mensurável, tudo pode ser disponibilizado através de relatórios, quantas impressões foram realizadas de seu site, quantos acessos e quanto de venda você teve através desses acessos.

Simplesmente nenhuma mídia pode mensurar tantos detalhes e trazer tantas vantagens assim. Hoje é apenas o Reino Unido, mas pense nisso, as empresas só tem a ganhar usando tais ferramentas, e com o tempo essas vantagens conquistarão o Brasil.

fontes de pesquisa: flammarion.wordpress.com / proxxima.com /  tecnocratadigital.wordpress.com / magoweb.com

Poderá gostar também de:

Teoria da comunicação aplicada a relação entre homens e mulheres

Um comercial bem bolado

Trabalho acadêmico sobre mídias sociais

Anúncios

Entry filed under: Variados. Tags: , , , , , , .

Viciados em redes sociais Publicidade: ontem x hoje (parte 1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Top of Mind

Nosso contato

quasepublicitarios@gmail.com

Envie suas dicas
Compartilhe seus trabalhos
Sugira algum conteúdo
Tire suas dúvidas
Solicite uma parceria

Quase recomenda blogs

Frase da vez

"O melhor jeito de ser mais atento e menos ingênuo, é ler demais e assistir de menos."

Satre Júnior

Verbetes da vez

COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão final sobre a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)

COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado para definir o texto de uma peça publicitária.

COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.

Slogans da vez

Brahama - A número 1! / Refresca até pensamento!

Unimed - O melhor plano de saúde é viver. O segundo é UNIMED.

Quick - Faz do leite uma alegria.

Anúncio da vez

Shopping Piracicaba

All Type da vez

Clique para aumentar

Material Esportivo

Garoto propaganda da vez

Tony the tiger

A marca da vez

Clique com a roda do mouse

Hugo Boss

QUASE no facebook

Adicione o QUASE no orkut

QUASE no Twitter

Siga o QUASE no twitter

Quase no YouTube

Acompanhe o canal do QUASE no youtube

Posts anteriores

Pérolas da vez

Aluno diz: - profª, podemos fazer um intervalinho; Profª responde: - é, é o filme uma linda mulher. Pode alugar que é bom.
***
Profª diz: Estão vendo este slide? Então, isso é o coração; isso é o bonequinho da oi (apontando para o bonequinho da vivo).
***
Profª diz: Os publicitários devem ser como detetives. Igual aquele detetive "Xerox Holmes" --> Juro que ela falou isso!
***
Prof diz: Semana q vem traz um vídeo do Super Bowl, um vídeo em Jpeg. VÍDEO EM JPEG??? Ai Pai altíssimo. Qta ignorância.
***
Prof. diz: Vamos fazer uma votação pra escolher o melhor jingle. Qual vocês preferem?
Turma responde: Quais os jingles que tem?
Prof. diz: - Só um.
Turma responde: Ué, então vai fazer votação pra que?
***
Prof informa: "Pessoal, não dá pra imprimir branco"
Aluno 1: "Ué, mas e se eu quiser..."
Aluno 2: "E se eu levar na gráfica..."
Aluno 3: "Ué, mas tem um cartaz aí na parede com letras brancas."
Aluno 4: "Mas e se..."
Prof interrompe: "Gente, o branco é o do papel"
Aluno 1: "Mas e se o papel for verde, tem como?"
Aluno 2: "O prof. a parede é branca."
Prof interrompe (meio puto já): "A parede não passou na impressora né?"
***
Prof pergunta: "Quais os 4 P's do marketing"
Aluno responde: "Compras, Comércio, Causas, Cidade"
***
Prof pergunta: "Digam um local no Rio de Janeiro em que morem pessoas da classe A".
Aluno responde: "Brasília"
***
Aguardando o próximo King Kong

Já passaram por aqui:

  • 1,894,896 QuasePublicitário(a)s

Vagas pelo Twitter

@CiadeTalentos - Oferece vagas para jovens profissionais, principalmente para trainees.

@michaelpagebr - Oportunidades para executivos de média e alta gerência.

@asapexec - Recruta profissionais de diferentes funções e mercados.

@vagas - Oferece vagas e dicas sobre cursos.

@DMRH - Trabalha posições com alto grau de complexidade. Portanto, é para profissionais mais experientes.

@job4dev - Oportunidades no mercado de TI.

@vagasnaweb - Oferece estágios e empregos para os profissionais de web.

@EmpregoBrasil - Vagas para profissionais de todos os níveis.

@elancers_net - Site de recrutamento, divulga empregos e publica notícias.

@PCIconcursos - Divulga empregos, estágios e o calendário de concursos públicos.

@curriculumvagas - Anuncia empregos para os mais variados níveis e funções em todo o Brasil.

@link_zero - Oferece vagas para jornalistas.

@frilas - Vagas para projetos específicos e temporários nas áreas de comunicação, publicidade e tecnologia.

@publicijobs - Informações sobre freelances e empregos que possam interessar aos mais variados tipos de profissionais da área da Comunicação.

Twitters das agências

Agência Fischer+Fala!
@FischerFala

Agência Talent
@TalentProp

Agência Loducca
@AgenciaLoducca

Agência DPZ
@dpzpropaganda

Agência Young & Rubicam
@YoungBrasil

Agência Ogilvy
@OgilvyPRBrasil

Agência Almap BBDO
@AlmapBBDO

Agência Lew,Lara TBWA
@LewLaraTBWA

Agência JWT
@JWT_Brasil

Agência Bullet
@blogdabullet

Agência F/Nazca
@fnazca

Agência DM9DDB
@DM9DDB

Agência Click
@agenciaclick

Agência África
@agenciaafrica

Quase é notícia

Quem curte o QUASE…


%d blogueiros gostam disto: