A música e a publicidade

25 de fevereiro de 2010 at 06:36 5 comentários

fonte: casadogalo.com

Pense um pouco e me diga o que veio primeiro: a música usando a publicidade como ferramenta de promoção ou a publicidade usando a música como ferramenta de comunicação?

Não sei se por eu ter escolhido falar sobre música e publicidade neste artigo acabei me deparando com diversos casos e textos falando do assunto ou se eu escolhi falar sobre música e publicidade neste artigo porque me deparei, ultimamente, com diversos casos e textos falando do assunto.

De qualquer maneira, não vou ficar analisando eficácia da música na publicidade nem os efeitos da publicidade na música. Não vou falar sobre as novas plataformas de divulgação de artistas musicais nem vou opinar sobre as trilhas sonoras dos 10 comerciais mais comentados na blogosfera.

Neste artigo vou falar da música e vou falar da publicidade sob um mesmo ponto de vista: o entretenimento.

Certo, falar da música como entretenimento é falar da essência desta arte. A música é sempre entretenimento para quem ouve. Para quem compõe e produz ela tem um significado ainda maior. Mas para quem ouve ela é, em primeira instância, puro entretenimento.

Já falar da publicidade como entretenimento é tratar de uma das muitas vertentes da atividade. A publicidade pode ser muita coisa, entre elas, entretenimento.

Sendo assim, foi enxergando através das lentes do entretenimento que constatei o seguinte: hoje nem a música usa a publicidade como ferramenta de promoção nem a publicidade usa a música como ferramenta de comunicação. Hoje, a música e a publicidade aproveitam-se mutuamente por uma razão: entreter. Entreter e vender, é claro. Quem faz ou quer fazer música profissionalmente quer, entre outras coisas, vender. Quem faz publicidade não só quer como precisa vender. E o caminho é entreter. Vou citar algumas das últimas referências que me lembro de pronto:

Música:

Nine Inch Nails = lançamento do álbum Year Zero
Radiohead = lançamento do álbum In Rainbows

Publicidade:

– YouTube = promoção para formação da YouTube Symphony Orchestra
– T-Mobile = ação na Trafalgar Square e ação na estação do metrô

São só alguns exemplos. Façam o favor a si mesmos de pesquisarem mais sobre isto. E eu justifico o sacrifício: a música é previamente aceita no mundo inteiro; as diferenças se concentram no gosto musical. A publicidade, por sua vez, é previamente repelida no mundo inteiro; a diferença está no poder de atração da mensagem (conteúdo, forma, etc). A música, quando se torna popular, perde o rótulo de seu estilo (rock, samba, etc) e se torna simplesmente popular. A publicidade, quando perde seu rótulo de ferramenta de venda, perde sua essência de publicidade e se torna popular. Este processo, ao meu ver, está calcado principalmente numa coisa chamada entretenimento.

Entreter. A partir de hoje, pense não só em fazer publicidade, pense também em fazer música: pense em entreter.

*A imagem que ilustra o artigo é de uma peça publicitária da Hansaplast

As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores, e podem não refletir a opinião da Casa do galo.

fonte: casadogalo.com

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5 Comentários Add your own

  • 1. Kassia Michele da Silva  |  7 de abril de 2015 às 20:30

    Estou estudando sobre esse assunto. Estou amando.

    Responder
  • 2. claurio  |  21 de março de 2012 às 16:17

    Texto bacana, mas inconclusivo. Fala um bocado de coisa interessante, mas não afirma nada.

    Achei interessante o paralelo entre fazer música e fazer propaganda, exceto que o objetivo final da propaganda é vender o produto que o cliente quer para o público que o cliente escolhe, enquanto música é beeeeeem mais abrangente.

    Responder
  • 3. Kayaman  |  16 de março de 2011 às 15:51

    que bosta seu texto! pqp!

    Responder
    • 4. quasepublicitarios  |  16 de março de 2011 às 16:40

      O texto não é de minha autoria, basta ver a fonte. Entretanto, você é livre para opinar…

      Responder
  • 5. online  |  14 de março de 2010 às 02:12

    bom comeco

    Responder

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