A internet como veículo de comunicação

13 de dezembro de 2009 at 05:10 3 comentários

Mais um trabalho do curso de publicidade e propaganda. É um resumo sobre um texto fala sobre um novo meio de comunicação – A internet -, como ela surgiu e como se dá a publicidade nesse novo meio. Podemos conferir também algumas comparações com os meios tradicionais.  Esse texto foi utilizado para a disciplina de Comunicação comparada.

Introdução

Maior rede de computadores de todo o planeta, nasceu como plataforma de uso exclusivo de organizações governamentais, instituições de pesquisa e universidade. O sucesso estrondoso de sua parte multimídia despertou a atenção e o interesse das organizações comerciais.A publicidade on-line manisfestou-se, em sua primeira forma, nos próprios sites de empresas que marcavam sua presentação na rede com o propósito de oferecer informações úteis a respeito de seus produtos e serviços. Outros formatos muito comuns são os pequenos anúncios eletrônicos conhecidos como banners e o patrocínio de seções dos provedores de acesso e de conteúdo.

O nascimento da publicidade on-line

Antes da comercialização ser permitida na Internet, o serviço on-line norte-americano Prodigy testou a publicidade como uma fonte de receitas apenas entre os seus subscritores. Outros importantes serviços on-line, como CompuServe e America OnLine, mantiveram-se afastados da publicidade e somente vieram a vender patrocínios a partir de 1995. Vale lembrar que todos eles não fazem realmente parte da Internet, mas sim da Outernet, embora estejam conectados à Internet via gateways.

A World Wide Web tornou-se acessível ao público em 1993. Dale Dougherty lançou a primeira publicação comercial na Web, chamada GNN, uma espécie de revista eletrônica on-line. Em abril foi lançada a versão beta do primeiro programa gráfico de navegação, o Mosaic, permitindo aos seus usuários ver os textos e conteúdo gráfico da revista, bem como acessar outros sites pioneiros de publicidade – Mercury Center, Hotwired e Internet Shopping Network – que tiveram entre os seus primeiros anunciantes a Microsoft e o MCI.

A primeira tentativa de divulgação comercial massiva pela Internet ocorreu nos Estados Unidos, em 1994, e ficou mundialmente conhecida pela violenta reação que provocou entre os usuários e pela tremenda cobertura dada pela imprensa ao episódio – a firma e o seu provedor de serviço receberam 30.000 flames em apenas 18 horas. Temendo eventuais reações adversas, a Hotwired reduziu as dimensões pretendidas para o uso da publicidade e assim surgiu o banner, considerado hoje como o outdoor da superestrada da informação.

O primeiro contato publicitário foi assinado com a AT&T, no dia 15 de abril de 1994, sendo o site lançado no dia 27 de outubro de 1994. Entre os anunciantes pioneiros a veicularem seus banners no site Hot-Wired estavam ainda a IBM e a Zima, nova marca de bebida alcoólica da Pepsi. A cobertura da imprensa do lançamento do site foi extremamente favorável e beneficiou os seus patrocinadores.

Ainda em 1994 surgem vários sites de diretórios e mecanismos de busca na Web, entre eles o Yahoo. A atenção e o interesse das empresas foram despertados para as novas oportunidades oferecidas pelo novo meio, crescendo exponencialmente a presença dos sites comerciais na rede.

A expansão dos anunciantes nos sites da Web resultou em queda nos preços praticados para a publicidade. No final de 1994, a Web passa a ser vista mais generalizadamente sob uma nova perspectiva: os seus usuários começaram a compreender que ela não era mais parte de uma rede exclusivamente acadêmica e filantrópica e, assim, seus produtos e serviços precisavam ser pagos.

POR volta de 19956, tornou-se cada vez mais aparente a necessidade da presença na Web para que uma empresa pudesse ser considerada moderna. Os anúncios eram feitos em banners – o tradicional media cerca de 7,5 cm x 2,5 cm e contendo uma mensagem curta e gráficos simples – não fornecia informação suficiente, o que estimulou ainda mais as empresas a terem seu próprio site. Por outro lado, provocou ainda o surgimento de novas formas e tipos de anúncios, bem como de sites mais interativos.

A tecnologia interativa de multimídia chegou à Web em 1995 e permitiu que os anúncios utilizassem animação, som e mesmo pequenos vídeos. As recentes tecnologias desenvolvidas para a Web – como Java, Active X, Virtual Reality Modeling Language – são altamente promissoras para que a publicidade cumpra, de maneira cada vez mais eficiente, o seu papel na construção de marcas.

A Web e as mídias tradicionais

A web apresenta inúmeras vantagens em relação aos anúncios veiculados nos meios de comunicação tradicionais. O exame destes veículos de comunicação permite identificar as diferenças entre eles e revelar a natureza interativa e instantânea da Web.

a)      Televisão – primeiro veículo em participação nas verbas de veiculação dos anunciantes do País, a TV detém cerca de 60% do mercados de publicidade e cobre 99,9% dos municípios brasileiros.

b)      Rádio – veículo amplamente disseminado no Brasil, o rádio atinge 87,2% dos lares, que possuem mais de 2 aparelhos por domicílio.

O rádio recebe cerca de 9% dos investimentos publicitários totais e apresenta dificuldades para sua atuação como mídia nacional, sendo difícil obter-se grandes coberturas em curto prazo utilizando as redes de emissoras, ao contrário do que acontece com a televisão.

c)       Cinema – pouco utilizado como veículo de comunicação publicitária, o cinema tem baixo alcance na população em geral, sendo seu público constituído majoritariamente de jovens de ambos os sexos, das classes A e B, com idade entre 15 e 29 anos. Restrições legais ainda limitam a apresentação dos comerciais apenas no início de cada sessão.

d)      Revista – as revistas absorvem cerca de 9% do total de investimentos publicitários no Brasil. Sua principal característica é a extrema seletividade dos leitores, provocada pelos muitos títulos voltados para os mais diversos segmentos da população.

A penetração do meio chega a 91% entre a classe A e 72% entre a B.

e)      Jornal – segunda mídia mais utilizada pelos anunciantes no Brasil, os jornais ficam com cerca de 25% dos investimentos totais em publicidade.

Entre outras características, o jornal é uma mídia de caráter local e regional. A cobertura nacional é bastante falha, pois o veículo concentra sua circulação na região ou Estado onde são publicados.

f)       World Wide Web – novo e emergente veículo de comunicação publicitária, a Web pode ser considerada relativamente pouco dispendiosa e rápida, transferindo a mensagem com som, cor e movimento, para qualquer parte do mundo, a uma fração do custo de muitas outras mídias. Os investimentos dos anunciantes brasileiros na publicidade on-line são ainda pouco expressivos – estimados pelo setor em US$ 25 milhões nos últimos doze meses, representando apenas 0,25% do montante do mercado de propaganda. Nenhuma outra mídia proporciona a grande vantagem da Web: a interatividade. Na Web, a interação com o consumidor potencial é instantânea. Permite que a empresa tenha um feedback da efetividade de sua publicidade on-line; permite saber imediatamente o que o visitante pensa sobre a mensagem e o produto e serviço que estão sendo anunciados; permite iniciar uma transação e receber o pedido do comprador diretamente no site.

 Natureza da publicidade on-line

 A publicidade tem o propósito básico de disseminar informações para orientar o comportamento de compra para um determinado produto, serviço ou marca. Na Web, a publicidade diferencia-se fundamentalmente dos outros meios por permitir que o consumidor possa interagir diretamente com o anúncio. Assim, a presença dos anunciantes na Web envolve uma decisão de escolha entre três opções de formato: sites de destinação, micro-sites e realização de campanhas de banners.

 Os sites de destinação combinam informação, entretenimento e recursos tecnológicos que agregam valor ao produto, serviço ou marca.

 Os micro-sites são de menor tamanho e podem ser hospedados em provedores de conteúdo ou redes. Eles permitem comunicar os benefícios do produto sem os custos dos sites de destinação. A Levi’s realizou investimentos consideráveis para colocar micro-sites em todos os principais sites dirigidos aos jovens.

 Os banners devem também ser interativos, permitindo aos usuários solicitar amostras grátis, registrar-se para participar de um concurso ou concorrer a prêmios e encomendar o produto.

 Levando em conta a natureza e as características próprias da publicidade on-line, veja cinco vantagens exclusivas:

a)      Dirigibilidade – a Web propicia aos anunciantes ampla gama de possibilidades para dirigir suas mensagens a alvos específicos. A publicidade on-line pode trabalhar tendo como referência as eventuais preferências demonstradas pelos usuários, o que nenhum outro veículo consegue fazer.

b)      Rastreamento – os sites permitem rastrear o modo como os usuários interagem com suas marcas e localizar o que é do interesse dos consumidores e prospects.

c)       Acessibilidade – a publicidade on-line está disponível ao acesso dos usuários 24 horas por dia.

d)      Flexibilidade – a flexibilidade da publicidade on-line é total, pois uma campanha pode ser lançada, atualizada ou cancelada imediatamente.

e)      Interatividade – o objetivo da publicidade é engajar e envolver o prospect com a marca ou produto. A Web permite alcançar o objetivo com maior efetividade.

 A Web é, portanto, um eficiente canal de publicidade cujas vantagens não são exclusivas dos anunciantes. Os consumidores podem usufruir de vários benefícios – sendo o primeiro – o acesso a uma grande quantidade de informações oferecidas de maneira altamente dinâmica pela natureza interativa do meio.

Segundo consiste na facilidade do levantamento, análise e controle de dados a respeito de produtos e serviços, que permitem a compra por comparação e a experimentação de produtos on-line.

Anúncios

Entry filed under: Comunicação Comparada. Tags: , , , .

Anúncios para revista médica Movimentos Artísticos

3 Comentários Add your own

  • 1. Rui David Ferraz  |  28 de fevereiro de 2013 às 13:13

    gostaria de sobre um novo veiculo de comunicação que apareceu, o carrinho publicitario. ele é demais e super inteligente.

    Responder
  • 2. rzgpvdiq  |  20 de março de 2010 às 08:48

    iAJYFp ffkmudwhecgk, [url=http://fhpzpkslpfgu.com/]fhpzpkslpfgu[/url], [link=http://tavsynrihxqe.com/]tavsynrihxqe[/link], http://mqzcpzjdamze.com/

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Top of Mind

Nosso contato

quasepublicitarios@gmail.com

Envie suas dicas
Compartilhe seus trabalhos
Sugira algum conteúdo
Tire suas dúvidas
Solicite uma parceria

Quase recomenda blogs

Frase da vez

"O melhor jeito de ser mais atento e menos ingênuo, é ler demais e assistir de menos."

Satre Júnior

Verbetes da vez

COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão final sobre a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)

COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado para definir o texto de uma peça publicitária.

COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.

Slogans da vez

Brahama - A número 1! / Refresca até pensamento!

Unimed - O melhor plano de saúde é viver. O segundo é UNIMED.

Quick - Faz do leite uma alegria.

Anúncio da vez

Shopping Piracicaba

All Type da vez

Clique para aumentar

Material Esportivo

Garoto propaganda da vez

Tony the tiger

A marca da vez

Clique com a roda do mouse

Hugo Boss

QUASE no facebook

Adicione o QUASE no orkut

QUASE no Twitter

Siga o QUASE no twitter

Quase no YouTube

Acompanhe o canal do QUASE no youtube

Posts anteriores

Pérolas da vez

Aluno diz: - profª, podemos fazer um intervalinho; Profª responde: - é, é o filme uma linda mulher. Pode alugar que é bom.
***
Profª diz: Estão vendo este slide? Então, isso é o coração; isso é o bonequinho da oi (apontando para o bonequinho da vivo).
***
Profª diz: Os publicitários devem ser como detetives. Igual aquele detetive "Xerox Holmes" --> Juro que ela falou isso!
***
Prof diz: Semana q vem traz um vídeo do Super Bowl, um vídeo em Jpeg. VÍDEO EM JPEG??? Ai Pai altíssimo. Qta ignorância.
***
Prof. diz: Vamos fazer uma votação pra escolher o melhor jingle. Qual vocês preferem?
Turma responde: Quais os jingles que tem?
Prof. diz: - Só um.
Turma responde: Ué, então vai fazer votação pra que?
***
Prof informa: "Pessoal, não dá pra imprimir branco"
Aluno 1: "Ué, mas e se eu quiser..."
Aluno 2: "E se eu levar na gráfica..."
Aluno 3: "Ué, mas tem um cartaz aí na parede com letras brancas."
Aluno 4: "Mas e se..."
Prof interrompe: "Gente, o branco é o do papel"
Aluno 1: "Mas e se o papel for verde, tem como?"
Aluno 2: "O prof. a parede é branca."
Prof interrompe (meio puto já): "A parede não passou na impressora né?"
***
Prof pergunta: "Quais os 4 P's do marketing"
Aluno responde: "Compras, Comércio, Causas, Cidade"
***
Prof pergunta: "Digam um local no Rio de Janeiro em que morem pessoas da classe A".
Aluno responde: "Brasília"
***
Aguardando o próximo King Kong

Já passaram por aqui:

  • 1,871,688 QuasePublicitário(a)s

Vagas pelo Twitter

@CiadeTalentos - Oferece vagas para jovens profissionais, principalmente para trainees.

@michaelpagebr - Oportunidades para executivos de média e alta gerência.

@asapexec - Recruta profissionais de diferentes funções e mercados.

@vagas - Oferece vagas e dicas sobre cursos.

@DMRH - Trabalha posições com alto grau de complexidade. Portanto, é para profissionais mais experientes.

@job4dev - Oportunidades no mercado de TI.

@vagasnaweb - Oferece estágios e empregos para os profissionais de web.

@EmpregoBrasil - Vagas para profissionais de todos os níveis.

@elancers_net - Site de recrutamento, divulga empregos e publica notícias.

@PCIconcursos - Divulga empregos, estágios e o calendário de concursos públicos.

@curriculumvagas - Anuncia empregos para os mais variados níveis e funções em todo o Brasil.

@link_zero - Oferece vagas para jornalistas.

@frilas - Vagas para projetos específicos e temporários nas áreas de comunicação, publicidade e tecnologia.

@publicijobs - Informações sobre freelances e empregos que possam interessar aos mais variados tipos de profissionais da área da Comunicação.

Twitters das agências

Agência Fischer+Fala!
@FischerFala

Agência Talent
@TalentProp

Agência Loducca
@AgenciaLoducca

Agência DPZ
@dpzpropaganda

Agência Young & Rubicam
@YoungBrasil

Agência Ogilvy
@OgilvyPRBrasil

Agência Almap BBDO
@AlmapBBDO

Agência Lew,Lara TBWA
@LewLaraTBWA

Agência JWT
@JWT_Brasil

Agência Bullet
@blogdabullet

Agência F/Nazca
@fnazca

Agência DM9DDB
@DM9DDB

Agência Click
@agenciaclick

Agência África
@agenciaafrica

Quase é notícia

Quem curte o QUASE…


%d blogueiros gostam disto: