Principais características da publicidade eficaz

24 de setembro de 2012 at 11:27 4 comentários

Muitos por aí afirmam ter a receita do sucesso para se fazer publicidade. Faça isso, faça aquilo, faça aquilo outro… Acho que não existe regra e sim trabalho, muito trabalho. Evidente que algumas dicas existem e se forem aplicadas podem ajudar – e muito – o resultado.

No mais, lembre-se…. O que caracteriza um grande profissional, seja publicitário ou não, é a constância da qualidade dos seus trabalhos.

1. Conquiste pessoas

Vender consiste em cativar o seu cliente, uma boa propaganda deve fazer com que o indivíduo leve sua atenção diretamente para o conteúdo apresentado fazendo com que em poucos segundos aquelas informações sejam processadas em sua mente.

2. Seja inteligente e criativo

Pode parecer clichê, mas é a pura verdade. Seja inteligente, faça com que seu possível clienteSINTA o que você quer passar. Quanto mais nos sentirmos “apegados” àquela situação, mais suscetíveis a aceitá-la nós ficaremos. Faça seu cliente se sentir parte do produto que esteja vendendo.

3. Fale alto

Não, não estou dizendo pra você gritar no ouvido do seu cliente. O que quero dizer é que apropaganda tem que aparecer, fazer acontecer, e com isso chegar mais longe! Se destacar nesta área, na maioria das vezes, é o que faz os melhores resultados acontecerem para as duas partes, agência e cliente.

4. Não os faça pensar (muito)

Opa, opa, opa! Não me interprete mal. Queremos clientes inteligentes e que tenham capacidade de entender o que queremos passar. O que quero dizer, é que quanto mais prática for a forma de se entender o contexto do que você transmite, melhor será a reação do indivíduo a ela. Eficaz mesmo é fazer com que a informação seja de “fácil absorção”.

5. Cores vivas. (Mas que se harmonizam)

O bom trabalho com cores é fundamental para uma boa propaganda, mas nem sempre utilizar cores que você acha que vão “combinar” funciona. Existem vários estudos em direção de arte que mostram os efeitos que cada cor pode causar em diferentes situações, este princípio é muito ligado à psicologia também, mas antes disto é importante entender a respeito da teoria das cores.

6. Seja informativo

Toda propaganda deve transmitir uma mensagem, isto é óbvio. Não se perca em “enfeitar” muito o seu anúncio e acabar escondendo, ou dificultando o entendimento do que você está transmitindo. Ser informativo não significa que você deve trabalhar sempre com texto, a comunicação é feita de diversas maneiras

7. Destaque-se e seja memorável

Ser único e memorável são dois componentes essenciais de um bom anúncio. O anúncio deve ser único e completamente diferente de tudo, mesmo que a ideia seja remeter-se a algo já existente, ser original é fundamental!

8. Transmita um sentimento

Toda empresa tem seus princípios transmitidos por sua marca, e o bom publicitário deve saber dar enfoque a eles. O indivíduo deve poder criar toda ideia em volta da empresa a partir de qualquer anúncio de seus produtos/serviços.

9. Instigue a curiosidade

Nem toda propaganda vai direto ao ponto de primeira, é sempre interessante fazer com que o indivíduo possa criar por si próprio (obviamente pelos caminhos dados pelos publicitários) a ideia transmitida.

10. Entenda seu público

A utilização do humor, de estereótipos e até da libido pode ser muito eficaz, mas saiba com quem está falando, conhecer o seu público é a principal ferramenta para formatar suas ideias.

adaptado de fazer-euros-na-net.blogspot.pt

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